Texto porRafaella Madeira

Decoração industrial: casa com cara de loft

O estilo de decoração industrial surgiu entre 1950 e 1970, nos Estados Unidos, quando as pessoas começaram a transformar galpões antigos em lofts estilosos para morar.

Uma das características mais marcantes desse estilo é o espaço aberto, praticamente sem divisões.

Além da integração dos ambientes, existem outros detalhes que caracterizam a pegada industrial.

O conceito, que é o queridinho do momento, pode parecer frio para algumas pessoas.

O segredo está em seguir as tendências do estilo, mas incluir objetos e móveis em madeira, por exemplo, que vão trazer aconchego ao ambiente. Adicionar memórias afetivas ao espaço, através de fotos e objetos pessoais, também ajuda a trazer ainda mais personalidade ao espaço.

Reuni algumas dicas para quem gosta da decoração industrial e quer deixar a sua casa com cara de loft!

www.juicysantos.com.br - decoração industrial

Fiação, canos e estruturas aparentes

www.juicysantos.com.br - decoração industrial

Os conduítes aparentes não podem faltar!

Além de ser um dos detalhes mais marcantes desse estilo, é uma forma muito fácil e prática de criar novos pontos de elétrica e iluminação.

Os conduítes são de aço galvanizado e, na composição do ambiente, trazem beleza e modernidade.

Para a instalação, contrate um profissional para que o acabamento fique bem feito, já que a tubulação ficará exposta.

Se na casa existir alguma viga estrutural aparente, não esconda com rebaixos de gesso! Ela pode se tornar um elemento decorativo de destaque. Para isso, você pode revesti-la com madeira, aço ou até deixá-la no próprio concreto.

Cores e revestimentos

www.juicysantos.com.br - decoração industrial

Quando pensamos no estilo industrial, vem a cor cinza. Mas isso não quer dizer que outras cores não possam harmonizar com a decoração.

As cores vibrantes devem ser utilizadas, pois são elas que vão trazer aconchego e conforto aos ambientes.

O cimento queimado é uma opção de revestimento bem marcante que pode ser utilizado no chão, nas paredes e, para quem for ainda mais ousado, até nos tetos!

As paredes de tijolo aparente também são marcas registradas do estilo. Atualmente, existem diversos modelos de tijolinhos no mercado e eles podem ser instalados com diferentes paginações. As formas de instalação mais comuns no conceito industrial são: formato de amarração e espinha de peixe. Veja abaixo:

www.juicysantos.com.br - decoração industrial

Outros materiais muito utilizados na decoração industrial são o aço corten, a madeira (comum ou de demolição), o ferro e o concreto.

www.juicysantos.com.br - decoração industrial

Tendo alguma caraterística marcante como o tijolinho aparente ou o cimento queimado no ambiente, você pode explorar outras cores e texturas para compor a decoração.

www.juicysantos.com.br - decoração industrial

Iluminação

www.juicysantos.com.br - decoração industrial

Para a iluminação, aposte nos trilhos! Além de ter uma pegada urbana, o trilho é uma ótima fonte luminosa.

Uma de suas vantagens é a possibilidade de criar focos para alguns pontos importantes do ambiente, já que seus spots podem ser direcionados para qualquer lugar. Para os pendentes, invista nas peças de metal ou aramadas.

A combinação dessas luminárias com as lâmpadas de filamento de carbono é perfeita para completar o estilo. Procure utilizar lâmpadas dimerizáveis, que possibilita o controle da intensidade da luz.

Se não for possível, tenha diferentes fontes de iluminação no ambiente. Quando anoitecer, você poderá acender apenas algumas luminárias e criar uma atmosfera agradável com pouca luz no ambiente. Outro detalhe marcante do estilo!

Móveis e acessórios

www.juicysantos.com.br - decoração industrial

O conceito de otimização dos espaços industriais também vale para o mobiliário.

Por se tratar de ambientes amplos e integrados, aposte em móveis que possam ter mais de uma função.

Um banco utilizado na cozinha, por exemplo, pode ser útil como mesa de apoio em um momento de confraternização com os amigos.

O estilo também permite que você misture peças industriais e antigas com um mobiliário mais novo e moderno. O mix de móveis, cores e estilos diferentes traz ainda mais personalidade aos ambientes e evidencia os gostos e influências do morador.