Texto porRafaella Madeira

4 erros para evitar na sua reforma

Reformar a casa pode parecer um momento de muitos problemas e estresse, mas, se a obra for bem planejada, esse período pode ser tranquilo e o resultado final, muito satisfatório.

Organizar o cronograma e gerenciar todos os serviços de uma reforma não é fácil. Por isso, você economiza tempo e dinheiro com a supervisão de um profissional.

A falta de planejamento e alguns erros podem atrasar muito a finalização dos serviços e isso afeta diretamente o prazo final.

www.juicysantos.com.br - como não errar na reforma

Listamos aqui nessa matéria 4 erros que você pode – e deve! – evitar ao fazer sua reforma:

Falta de projeto

Iniciar uma reforma sem um projeto finalizado pode resultar em muitos problemas. Para todos os serviços da obra, até os mais simples, deve existir um projeto com todos os detalhamentos necessários para a sua execução. Essas especificações garantem que o resultado final ficará exatamente como planejado. Iniciar a obra sem um cronograma e sem uma planilha de gastos também pode ocasionar muitos imprevistos e atrasos.

www.juicysantos.com.br - projeto de reforma

Compra de material

A falta de conhecimento técnico pode ser um obstáculo. Muitas pessoas compram materiais mais baratos com objetivo de economizar, mas, no fim, acabam prejudicando os serviços e até mesmo a segurança dos prestadores na obra.

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre os produtos mais caros são os melhores.

O ideal é que todos os materiais sejam especificados pelo responsável da obra, que pode garantir a qualidade dos produtos e informar a quantidade correta para a compra.

www.juicysantos.com.br - como não errar na reforma

Outro erro muito comum, quando não existe o acompanhamento de um profissional, é o cálculo errado da quantidade de pisos e revestimentos.

Para toda compra desse tipo de material, existe uma porcentagem de sobra que deve ser considerada.

Esse percentual depende de vários fatores como o tipo da peça, o local onde será instalada e a forma como será assentada.

Todas as vezes que você comprar um revestimento, a loja vai enviar as peças sempre de um mesmo lote de fabricação para que não tenha diferenças de tonalidade.

Se, por algum erro de cálculo, for preciso comprar mais, nem sempre a fábrica terá a mercadoria do mesmo lote que foi comprado.  Por isso, é extremamente importante a contagem correta para evitar esse tipo de transtorno.

www.juicysantos.com.br - reforma sem problemas

Falta ou excesso de iluminação

Um projeto de iluminação bem pensando tem o poder de valorizar muito um ambiente, por mais simples que ele seja.

Não adianta apenas ter um projeto de mobiliário lindíssimo se o espaço não for iluminado corretamente.

O tipo de lâmpada, a cor, a intensidade da luz, as posições e a quantidade das luminárias são alguns dos elementos importantes que devem ser considerados dentro de um planejamento de iluminação.

Todas as etapas de uma reforma têm a sua importância. A beleza do resultado final depende de um conjunto de escolhas e se, por descuido, a iluminação não for bem planejada, o resultado não corresponderá ao seu sonho.

www.juicysantos.com.br - reforma sem dor de cabeça

Informalidade

Um dos problemas mais comuns quando as pessoas decidem reformar sem contratar um Designer de Interiores, Arquiteto ou Engenheiro é a informalidade dos serviços.

Para a segurança do cliente e também dos prestadores de serviço, é essencial o firmamento de contratos.

Esses documentos devem conter os direitos e deveres dos profissionais e do cliente, os prazos de pagamento e os detalhes do cronograma do trabalho em questão. Todas as decisões tomadas durante a obra devem ser documentadas. Essa organização garante uma diminuição significativa nas chances de atraso e problemas com os fornecedores.

Deixar a casa com uma cara nova é uma delícia! Para isso, faça seu planejamento com tempo e cautela para que essa experiência seja muito prazerosa.