Texto porLudmilla Rossi
Santos

Tendência: comércio justo e solidário em pauta no Sesc Santos

Um assunto muito interessante e tendência valorizada pelos países desenvolvidos é o comércio justo (ou fair trade) e solidário. Fazer escolhas melhores na hora de comprar ajuda sim a fazer do mundo um lugar melhor. O conceito vai da avaliação da origem da matéria prima, ao compliance tributário até uma forma menos agressiva ao meio ambiente para distruibuição. É unir a economia com a ecologia, gerando o neologismo econologicamente correto.

O comércio justo cria consumidores mais conscientes e fabricantes mais éticos, que preocupam-se com todas as camadas do setor produtivo. Incluindo remunerar de forma justa a mão de obra envolvida no processo.

Uma das marcas que ajudou a espalhar o conceito de fair trade e orgânico pelo mundo foi o Whole Foods, supermercado de orgânicos que surgiu na década de 80 nos EUA. Outra marca da qual já falamos aqui foi o chocolate Zotter, também orgânico e fair trade.

fairtrade-shutterstock

Thinglass / Shutterstock.com

Curiosidade: o movimento fair trade surgiu na Holanda (sdds, Amsterdam) na década de 60. E o café, produto bem ligado a história de Santos, foi o primeiro a seguir a certificação!

E o Sesc Santos traz no dia 2 de agosto de 2015 uma oportunidade para que Santos fale desse tema.

Bate-papo sobre Comércio Justo e Solidário
das 16h30 às 19h

O Comércio Justo e Solidário é uma estratégia da Economia Solidária para promoção de relações comerciais mais justas e solidárias. Tem como característica a co-responsabilidade e transparência nas relações comerciais entre produtores e consumidores, seja na garantia de acesso à informação acerca dos próprios produtos e processos (produção, comercialização e consumo) seja na composição dos preços praticados; preocupando-se, nas relações comerciais, com a diversidade étnica e cultural e com o conhecimento das comunidades tradicionais. Com Núcleo de Economia Solidária da USP.
Onde: no auditório
Classificação: Livre

Feira de Trocas: Objetos, Saberes e Serviços
das 15h às 16h30

Traga e troque! – Espaço para valorizar o trabalho, o saber, o talento e a criatividade humana e para refletir sobre o consumo. Para trocar, você pode trazer um objeto em bom estado, como dvds, livros, roupas, brinquedos. Pode ainda trazer produções próprias como artesanato, bolos, sabonetes artesanais… Pode também oferecer serviços como corte de cabelo, maquiagem, carreto. Ou ainda ensinar uma receita, oferecer uma aula de crochê, de violão… Com Núcleo de Economia Solidária da USP.
Onde: no auditório
Classificação: Livre

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.