Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

Programação da Santos Fashion Revolution 2019 te convida pra mudança

Quem fez as minhas roupas?

Essa é a provocação que a Fashion Revolution faz em mais de 100 países nos próximos dias. Se acaso você ama moda, economia consciente e quer diminuir o seu impacto ambiental, pode colocar o evento na sua agenda. Afinal, Santos está entre as 51 cidades brasileiras que terão uma programação que busca criar uma indústria da moda mais justa, segura e transparente.

Antes de mais nada, coloque na sua agenda: a Santos Fashion Revolution 2019 será entre os dias 22 e 28 de abril.

juicysantos.com.br - Santos Fashion Revolution 2019 Imagem: Reprodução

Todas as atividades acontecem na Universidade Católica de Santos e debatem a futura indústria da moda. Ou seja, aquela que irá respeitar as pessoas e o planeta com trabalho justo e decente, proteção ambiental e igualdade de gênero. Para isso, o público é convidado para trocas de roupas, palestras, oficinas e muito mais.

De acordo com a Diretora Executiva do Fashion Revolution Brasil, Fernanda Simon, o objetivo do evento é lembrar que a moda revolucionária é aquela que faz bem para todos.

“Serão realizados mais de 500 eventos pelo Brasil. Em todos, nosso ideal é mostrar que a moda deve fazer bem para todos, desde a Terra, até quem faz e usa as peças. Vamos lembrar que moda, representatividade e liberdade devem estar na mesma página”.

Assim como aconteceu nos anos anteriores, toda a programação é gratuita e aberta ao público. Então, pode conferir o que vai rolar e também convidar geral para repensar o consumo de moda!

Programação da Santos Fashion Revolution 2019

Apresentação Fashion Revolution Week
Segunda-feira, 22 de abril, às 19 horas
Campus Dom Idílio

Oficina de Joias Sustentáveis, com Cibele Muraro (Lab22)
Terça-feira, 23 de abril, às 19 horas
Campus Boqueirão

Clube de Trocas com Mariane Costa
Terça-feira, 23 de abril, às 21 horas
Campus Boqueirão

Bate-papo sobre Economia Circular e Impacto Social com Flávia Saad (Juicy Bazar) e Beatriz Ferreiro (Bia que faz)
Quarta-feira, 24 de abril, às 19 horas
Campus Dom Idílio
* Com clube de trocas simultâneo

Consumo Consciente e Armário Inteligente, com Fernanda Barroso (The Style Lab)
Quinta-feira, 25 de abril, às 19 horas
Campus Dom Idílio

Blimo – Primeiro Armário compartilhado de Santos
Quinta-feira, 25 de abril, às 21 horas
Campus Dom Idílio

O Campus Dom Idílio fica na Av. Conselheiro Nébias, 300 e o Campus Boqueirão também na Av. Conselheiro Nébias, mas no número 589/595.

Porque esse debate é urgente

Primeiramente, é importante dizer que essa não é a primeira vez que teremos a Semana Fashion Revolution em Santos. Mas, se acaso você não acompanhou o evento nos últimos anos e tem dúvidas sobre a necessidade desse debate, nós temos alguns números para te apresentar 🙂

Segundo pesquisas as peças de vestuário estão entre os itens com maior risco de serem produzidos por meio da escravidão moderna. Abuso sexual, discriminação e a violência de gênero contra mulheres também são comuns nessa indústria. Só para ilustrar do que estamos falando, o Global Slavery Index encontrou 40,3 milhões de pessoas em  situação de escravidão moderna em 2016, 71% eram mulheres.

Além disso, também é de conhecimento público que:

  • A produção global de têxteis emite 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa anualmente
  • Mais de 150 milhões de árvores são derrubadas para a fabricação de viscose
  • São produzidas 53 milhões de toneladas de fibras para a fabricação de roupas e têxteis por ano, para jogar fora ou queimar 73% dessas fibras

Em outras palavras, falar sobre o tema é mega importante e você não vai querer perder a Santos Fashion Revolution 2019. Então confirme presença e convide a galera para fazer parte dessa mudança!