Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Descarte das máscaras de tecido: quando e como fazer

  • 1
    Share

Desde abril, o uso de máscara é obrigatório em Santos.

Neste momento, você, provavelmente, já tem uma pequena coleção com diferentes cores e estampas. Também pode ser que saiba usar o acessório de segurança corretamente (se tiver alguma dúvida, clique aqui). Mas há uma pergunta que pouco se respondeu ainda.

Como deve ser o descarte das máscaras de tecido?

De acordo com as instruções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as máscaras de tecido podem ser reutilizadas.

juicysantos.com.br - descarte das máscaras de tecidoImagem: Reprodução/Unsplash

Você já sabe: a regra diz que a durabilidade das máscaras é de até 4 horas. Depois, é necessário colocar uma limpa. Assim que chegar em casa, você pode lavar a sua máscara e reutilizar. Mas esse ciclo definitivamente não é eterno. Pois, ainda segundo as recomendações da Anvisa, a vida útil das máscaras chega a 30 lavagens.

Em outras palavras: o que você comprou no início da pandemia já deve ser descartado.

Acontece que não dá pra jogá-las no lixo de qualquer jeito. O descarte incorreto, que está acontecendo em todo o mundo, é mega preocupante. Na França, por exemplo, as máscaras representam um novo tipo de poluição encontrado no mar e isso pode acarretar um novo pico de contaminações.

Então é melhor a gente ficar esperto e não repetir esse erro.

A recomendação é para que o descarte das máscaras de tecido seja feito apenas em lixeiras com tampa. Além disso, elas devem ser colocadas em um saco de papel ou plástico separadamente do restante dos itens descartados. Deste modo, há maior segurança para quem entrar em contato com o lixo e também a garantia de que elas não serão soltas no caminho até o aterro sanitário.

Nós sabemos que a consciência ambiental leva a questionar o descarte de tecido desta maneira. Mas, já que existe risco de as máscaras estarem infectadas, elas não devem ser destinadas à reciclagem.

A indicação segue igual para as máscaras de neoprene e de TNT – sendo que, neste último caso, elas não são reutilizáveis e devem ser descartadas logo após um único uso.