Ludmilla Rossi
Texto porLudmilla Rossi
38 anos - Santos

Café Conserto Santos – 2ª edição acontece dia 22/09

O que você faz com uma cadeira quando a perna se soltou? Com um ferro de passar roupa que não funciona mais? Ou um casaco com furos de traça? Joga fora? De jeito nenhum! Você pode consertá-los no Café Conserto, em Santos. Cafés Conserto são locais de encontro livre para conserto de coisas em grupo.

Nós já falamos da iniciativa no mês passado (clique e confira), e agora o evento acontece novamente em 22 de setembro de 2012, neste sábado.

No lugar onde um Café Conserto está localizado, você encontrará ferramentas e materiais para ajudar você a fazer todos os reparos necessários. Em roupas, móveis, eletrodomésticos, bicicletas, louças, brinquedos, etc. Você também vai encontrar especialistas em consertos, tais como eletricistas, costureiras, carpinteiros, entre outros.

Os visitantes trazem seus itens quebrados de casa, que juntamente com os especialistas formam o Café Conserto. É um processo contínuo de aprendizagem. Se você não tem nada para reparar pode desfrutar de uma xícara de chá ou café, ou pode ajudar alguém que esta consertando algo. Você também pode se inspirar na mesa de leitura – folheando livros sobre consertos e temas parecidos.

Fotos do Café Conserto em Santos

Por que o Café Conserto?
Jogamos fora grande quantidade de material no Brasil. Mesmo as coisas com quase nada de errado, e que poderiam começar um novo ciclo de vida depois de um simples conserto. O problema é que muitas pessoas se esqueceram de que é possível consertar o que quebrou, e as pessoas que tem experiência, se dedicam e sabem consertar as coisas nem sempre são valorizadas.

O Café Conserto veio para mudar tudo isso!

Um conhecimento prático e valioso está sendo repassado, as coisas estão sendo utilizadas por mais tempo e não precisam mais ser jogadas fora. Isto reduz o volume de matérias-primas e energia necessária para fabricar novos produtos. Isso diminui a emissão de CO2, porque a fabricação de novos produtos e a reciclagem dos antigos libera o CO2.

O Café Conserto mostra às pessoas os seus bens sob uma nova luz, ensinando a apreciar o seu valor. A ideia do Café Conserto ajuda na mudança de mentalidade das pessoas, fator essencial para uma sociedade sustentável.

Mas além de tudo, o Café Conserto só quer mostrar o quanto é divertido e fácil consertar as coisas. Por que você não dá uma chance?

Quem teve a ideia?
O Repair Café foi iniciado por Martine Postma. Baseia-se no estúdio de reparação do projeto Platform21 = Reparação, realizado em Amsterdã, na primavera de 2009. A ANDES – Agência Nacional de Desenvolvimento Eco-Social teve a iniciativa de desenvolver o
projeto no Brasil com a autorização e apoio do Repair Café Foundation da Holanda. Para facilitar o acesso e entendimento trabalhamos com a tradução do nome oficial do projeto, Café Conserto.

SERVIÇO
Café Conserto Santos
dia 22/09/2012 das 14h às 18hrs na Sociedade de Melhoramentos do bairro Encruzilhada
(Praça Padre Champagnat, nº 01 / Santos – SP)
[email protected]

Ficou interessado no tema? Confira o post onde mostramos o passo a passo de uma reforma de uma bandeja velha, transformando-a em objeto de decoração: Renovando a decoração com objetos velhos.