Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Que cor usar em 2017?

Não use branco no Ano Novo.

A opinião é de Márcia Okida, designer gráfica e coordenadora do curso de Produção Multimídia da Unisanta.

Todos os anos, ela explica em seu perfil no Facebook o porquê dessa afirmação, de acordo com suas pesquisas sinestésicas.

www.juicysantos.com.br - cores para 2017

“Quando digo para não usar branco, me refiro apenas à relação fisiológica das cores, ok? Que não é bom… De resto, vale sua crença, sua fé e seus desejos! :)”.

O branco traz todas as cores ao mesmo tempo – o que, fisiologicamente, causa muitas emoções e sensações simultâneas, boas e ruins (leia mais abaixo).

Estas são as cores para 2017. E dá pra perceber que o branco não está muito presente mesmo…

USE AMARELO: se você deseja um ano de muita energia, atividade e luz. Mas, cuidado, pois em excesso pode irritar demais e causar nervosismo, prefira os amarelos claros.

VÁ DE LARANJA: alegria é a palavra-chave desta cor, então se quiser um ano cheio de felicidade e alto astral sempre, esta é a sua cor.

ENTREGUE-SE AO VERMELHO: cor das grandes paixões, da força, da atividade e da vitalidade. Paixão em todas as suas formas e possibilidades é o que o vermelho pode trazer.

VISTA ROSA: já o rosa é a cor do amor e do romance. Se é isso que busca, aproveite!

www.juicysantos.com.br - verde greenery 2017

INVISTA NO VERDE: cor da esperança e saúde. Também é indicada para trabalho, segurança e estabilidade. Além disso, dá uma sensação de liberdade e frescor.

COLOQUE MARROM: cor da estabilidade, não a financeira, mas a familiar. Simboliza de onde viemos, a nossa casa, nossa terra. Também é indicada para algo que estamos construindo quando desejamos que os alicerces firmes de uma boa base existam em uma nova etapa.

INCORPORE UM AZUL: se deseja paz, esta é a cor indicada. Melhor do que usar branco, o azul em todas as suas variedades traz paz, calma, tranquilidade em qualquer aspecto de nossa vida.

TRANSPIRE VIOLETA: espiritualidade é a palavra chave do violeta. O equilíbrio entre corpo, mente e espírito está aqui. Também é a cor da sensualidade, do sonho, arte e cultura. Então se você possui algum projeto nesta área, inicie seu ano de violeta (roxo ou lilás) que já estará trazendo boas energias as suas idéias.

NÃO USE BRANCO: não indico. Muitos vão estranhar, mas indico o branco apenas se for estampado com algo colorido ou quando quebramos seu excesso com outras cores. O branco é a cor mais irritante de todas — fisiologicamente falando, ou seja, é uma comprovação científica — porque possui a energia de todas as cores ao mesmo tempo. E se levarmos em consideração que as cores possuem muito mais associações do que as citadas acima, inclusive aspectos negativos, o branco causa todas as reações ao mesmo tempo no nosso cérebro e corpo. Por isso, é muito difícil alguém conseguir permanecer por muito tempo em ambientes totalmente brancos, por isso também, os hospitais deixaram de ser totalmente brancos. O branco estressa fisicamente. Psicologicamente, representa paz, mas isso não impede que esta cor incomode pelo seu excesso de luz que possui.

PRETO PODE: diferente do que muitos pensam, o preto não faz mal, o seu único problema real é esquentar por absorver muita calor, já que não reflete luz, absorve, ou seja, não mostra cor nenhuma. O preto possui uma dualidade muito grande, já que algumas pessoas usam para parecerem elegantes, outras para parecer mais magras, sensuais e, ao mesmo tempo, representa morte, tristeza, etc.

www.juicysantos.com.br - cores para 2017

Combinações

Márcia formulou 15 combinações de acordo com astrologia, moda, orixás, numerologia, Pantone, runas, horóscopo chinês, tarô, além de seus estudos.

Nós selecionamos algumas para ilustrar a matéria – e você pode ver todas as paletas de cores aqui.

“Cabe a você escolher as suas cores, sua energia para usar nessa passagem de 2016 para 2017 e também para usar em todo o ano”

Vale lembrar que o tamanho que cada cor ocupa em cada paleta representa a sua importância. Se uma determinada cor ocupa um espaço maior que outra, esta deve ser mais usada.

Ela destaca, porém, que, se a pessoa não gosta da cor indicada, nada vai fazê-la se sentir bem. Por isso, antes de qualquer coisa, você deve saber qual cor te faz bem ou mal. Depois, pense no que quer para esse novo ano — o que vale também para qualquer outro momento do ano — e aí sim é possível associar uma cor ao seu desejo ou sentimento.