O que é certo ou errado na hora de fazer a lista de presentes do casamento?

Os casais que começam a planejar seus casamentos ainda têm uma dúvida bastante comum: como pedir os presentes para os convidados?

Pensar no que é certo ou errado não é uma tarefa tão simples. Por isso, aqui vão algumas dicas sobre o que é certo ou errado na hora de fazer a lista de presentes do casamento.

presentecasamento2

Certo: demonstrar para seus convidados que a lista de presentes é uma sugestão, não uma obrigação.

Errado: detalhar modelo, marca, cor, loja, dia de entrega e etc é forçar a barra demais. Crie uma lista com sugestões e dicas como “Queremos montar uma cozinha com a minha cor favorita: azul”, e deixe com que os convidados façam suas próprias escolhas.

Certo: criar uma lista não é errado. É muito legal na verdade. Atualmente os casais fazem um site do casal, colocar um link com a lista é bem útil. Facilita para os convidados e para o casal. Dá até para organizar os presentes que já foram comprados. Assim evita repetição.

Errado: anexar a lista de casamento junto ao convite é bem deselegante. Parece com “estou te convidando para essa festa, mas para aparecer lá você tem que me dar alguma coisa dessa lista”.

Certo: colocar na lista itens que realmente farão parte do cotidiano do casal.

Errado: pedir itens que não combinam com o casal só para serem trocados na loja é feio. Ou você acha que os convidados vão acreditar que, “do nada”, vocês vão se aventurar e precisar de uma super barraca de camping?

Certo: se o casal já tem a casa montada. É interessante criar uma lista de presentes alternativos como passeios na lua-de-mel, e até cotas para ajudar nesse momento de celebração. Outra dica legal é indicar os gostos pessoais de cada um. Receber livros, discos, ingressos de shows, e obras de arte pode ser muito divertido. Se o casal vai morar fora do país não vale a pena receber os presentes. O transporte fica muito caro. O aconselhável é criar uma lista de presentes no seu site, em que as pessoas “compram” os presentes através de depósitos bancários. Ah…não deixe de comprar os presentes quando chegar lá, né?

Errado: criar apenas sugestões de cotas de dinheiro na sua lista de presentes é chato. Afinal é “lista de presente” e não “lista de cota de dinheiro”.

Kennedy Lui é sócio e diretor da Gravata Florida Filmes (produtora especializada em vídeos de casamento), e escreve para o JuicyWedding.