Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Guia rápido para a escolha do espumante para o seu casamento

Brindar é uma tradição em dias especiais.

Já que o seu casamento pretende ser um dia para entrar para história, merece um ou mais brindes, certo? Mas você sabe como escolher o espumante para o seu casamento?

Pois então, uma dúvida muito comum na hora de preparar o casamento é qual espumante escolher para a cerimônia. Também aparece muito a dúvida sobre em que momento servir a bebida e qual a quantidade necessária. Se você está planejando e o seu casamento, o Juicy Santos tem a resposta para essas questões.

Então continue a leitura e tenha certeza que o brinde do casamento será perfeito!

Quantidade de espumante para o seu casamento

De acordo com os profissionais da Casa Valduga, a regra é comprar uma garrafa de espumante para cada 1,5 pessoa. Então, se o seu casamento tiver 80 convidados, por exemplo, o número de garrafas deve ser 120.

juicysantos.com.br - espumante para o seu casamento

Esse cálculo é válido para quem quer servir espumante do início ao fim da festa.

Se houver outras bebidas você pode diminuir a quantidade para 1 garrafa para cada 2 pessoas. E, se ainda assim parecer muito, você pode deixar o espumante apenas para o momento do brinde e reduzir ainda mais 🙂

Como escolher o espumante para o seu casamento

Agora que você já sabe a quantidade certa, vamos à questão mais importante: o estilo do espumante. Atualmente, existem muitas as classificações e isso pode te confundir na hora de escolher os rótulos para o casamento.

+ Saia do tradicional sabor de bolo de casamento e surpreenda

Para quem não sabe, a classificação dos espumantes é dada a partir da quantidade de licor de expedição (vinho e açúcar) que cada rótulo tem. Funciona assim:

Nature: tem apenas três gramas de açúcar por litro, ou seja, é o mais seco que você vai encontrar. São ótimos para acompanhar risotos e queijos de média intensidade.

Extra brut: a concentração fica entre três e oito gramas de açúcar por litro, mas ainda estamos falando de uma bebida bastante seca. A diferença aqui é a acidez mais pronunciada, por isso torna-se uma ótima opção para massas com molhos brancos.

Brut: esse é o espumante mais popular no mercado e traz entre oito e 15 gramas de açúcar por litro. Ainda seco, mas bem mais versátil e ideal para, por exemplo, pratos frios e carnes brancas.

Demi-sec: a concentração de açúcar é bem ampla, vai desde 20 até 60 gramas por litro. Então fica difícil dizer o sabor certo, ainda assim é possível dizer que eles tendem a combinar com peixes e frutos do mar.

Doce: com açúcar acima dos 60 gramas por litro, é uma bebida indicada para os iniciantes no mundo dos espumantes. Então se os seus convidados não foram adeptos à bebida, é uma ótima pedida independente do cardápio.

E aí, já sabe como será o brinde do seu casamento?!