Kennedy Lui
Texto porKennedy Lui
49 anos - São Vicente

Especial Dia das Mães: 10 dicas para as noivas e para suas mães

O Dia das Mães está chegando e nada mais justo do que homenagear uma figura importantíssima em qualquer casamento: a mãe da noiva. São elas que ajudam nos momentos de indecisão, stress e até oferecem colo para as noivas. Por isso, selecionamos 5 dicas para as mães das noivas e 5 dicas para as noivas lidarem com as suas mães nesse dia tão especial.

A mãe deu apoio quando a Amanda estava muito ansiosa.

A mãe deu apoio quando a Amanda estava muito ansiosa.5 dicas para a mãe da noiva

Dicas para a mãe da noiva

1. Segure a ansiedade

Provavelmente você será uma das primeiras pessoas a saber do casamento. Então cuidado redobrado: não saia comentando e convidando sem a permissão dos noivos. Além de evitar gafes, como comentar com alguém que não vai ser convidado, você deixa para a noiva o gostinho de convidar e compartilhar essa felicidade.

2. Dê sua opinião, mas respeite as diferenças

Toda mãe quer um casamento dos sonhos para a filha. É muito gostoso sonhar junto, mas não esqueça que o casamento é dela e não seu. Deixe claro todo detalhe que considere importante e que gostaria muito que fizesse parte do casamento como: uma valsa para os pais dos noivos, um brinde especial, a leitura de um voto e etc. Nada de fazer uma lista enorme. Exponha seus desejos e aguarde a opinião da noiva. Nada de tentar convencer a filha. O casamento é dela!

3. Comprometa-se apenas com o que pode ajudar

Em alguns momentos você será o braço direito da sua filha. Certamente ela vai contar com o seu apoio. Mas não tente “abraçar o mundo”, você pode se enrolar e acabar atrapalhando. Nos preparativos ofereça sua ajuda apenas no que você pode garantir. No dia do casamento você também será uma anfitriã, então não se atole de serviços. Esteja linda, feliz e receptiva. Assim você ajuda muito mais do que se aborrecendo com a decoração das mesas por exemplo. Deixe os profissionais contratados cumprirem com essas obrigações. Se o casamento for DIY (do it yourself – faça você mesmo) o seu papel é ajudar a noiva no planejamento, lembrar que não se pode deixar tudo para a última hora. E mãos a obra!

4. Mantenha uma boa relação com a família do noivo

Nem sempre as famílias combinam. Muitas vezes não rola química mesmo. Nunca ache que a festa é mais da sua família do que de outra. “Do outro lado” também tem pais orgulhos, irmãos, parentes e amigos felizes. O clima tem que ser amistoso entre as duas famílias. E a mãe da noiva tem um papel fundamental nesse ponto. Visitar a mesa da outra família, conversar, brindar junto com os pais do noivo torna a noite ainda mais agradável. Não precisa falsidade, só curtir o dia mais do que especial.

5. Divirta-se. Não seja um Pitbull

Chega uma hora que você tem que se divertir. Não adianta relaxar só depois que o casamento acabar. Você precisa curtir o momento. Não seja um cão de guarda da festa. Já presenciei mães que fiscalizaram o buffet, deram pitaco na fotografia, alteraram o repertório da banda, reclamaram com o garçom e por aí vai. Ajude a contratar profissionais de confiança e deixe que eles façam o serviço. O seu papel é ser uma companhia agradável para sua filha e família. Divirta-se, não seja um Pitbull.

Barbara e sua mãe, horas antes da cerimônia

Barbara e sua mãe, horas antes da cerimônia. Clique e assista esse vídeo.

Dicas para a noiva

1. Seja paciente

Eu sei que é difícil segurar a ansiedade, evitar o stress e se manter calma. Mas uma coisa você precisa fazer, seja paciente com sua mãe. Todas interferências dela são bem intencionadas. É um momento muito especial na vida dela também. Você será a eterna princesa dela. Corresponda esse carinho.

2. Peça ajuda (mesmo que esteja tudo resolvido)

Muitas noivas são bem resolvidas e objetivas, e conseguem lidar com os preparativos tranquilamente. Mesmo assim, peça ajuda da sua mãe. Ela vai se sentir importante e fundamental nesse dia. Para os pais da noiva rola aquela sensação de “agora ela não precisa mais de mim” e, por mais que não queiram admitir, eles sentem falta. Pedir ajuda na organização do casamento ameniza essa sensação.

3. Seja a ponte entre as famílias

Ajude a sua mãe e família a se relacionar com a família do noivo. Se a sua mãe for mais tímida, você tem que ajudar nisso. Teoricamente todos são uma família só. Que tal colocar em prática ao menos no dia do casamento?

4. Certifique-se de que ela está se divertindo

Você é a grande anfitriã. Claro que você não pode cuidar de todo mundo, mas dê uma atenção especial para sua mãe. Certifique-se de que ela está relaxando, curtindo, vivendo de fato aquele momento. Dance com ela. Vocês merecem.

5. Seja uma Princesa com postura de Rainha

Lembra que eu falei que você sempre será a princesa dos seus pais. Seja essa princesa, mas não esqueça que você é a Rainha da noite. Você decide, você conduz. Claro que de uma maneira bondosa e nobre. Sem arrogância. Os pais tendem a querer resolver tudo pelos filhos, mas no casamento você é a Rainha. Você decide, você conduz.