Ensaio fotográfico em Nova York

Meu tempo de férias acabou. Posso garantir que aproveitei muito e  trouxe muito na bagagem pra dividir com os leitores do Juicy. A primeira destas dicas, se posso assim dizer, é sobre o ensaio fotográfico em Nova York que eu fiz.

Sempre que a gente visita um lugar lindo e especial é inevitável querer registrar com mil fotos. Na maioria das vezes sempre alguém fica faltando na foto: o fotógrafo da vez.

Quando a viagem é feita por duas pessoas pior ainda. Metade das fotos sai você, metade sai seu parceiro.

1a dica: avalie quem está com uma câmera parecida com a sua ou peça para o japonês mais perto de você! Calma comunidade oriental! Só quero dizer que os japoneses, coreanos e chineses geralmente tiram fotos melhores simplesmente porque tem as melhores câmeras e regular a sua cybershot vai ser moleza! (Em minha lua de mel, pedimos pra um rapaz japonês tirar uma foto nossa na Acrópoles que até hoje é a melhor de todos os nossos registros dessa viagem).

2a dica: CONTRATE UM FOTÓGRAFO LOCAL! Sim, isso mesmo! Contrate alguém da região que além de tirar fotos profissionais que você poderá guardar pra sempre, vai te levar naqueles lugares especiais que só quem mora na cidade sabe.

Sabendo que iria pra Nova York, comecei a procurar alguém pra fazer as minhas fotos. Vi no blog Vestida de Noiva, da blogueira Fernanda Floret, dicas de alguns fornecedores que ela indicava. Vejam aqui o post em que ela mesma publicou suas fotos.

Orcei vários mas achei um cujo preço me conquistou! Sai de uma média de U$ 900 a hora, para alguém que me cobrou U$ 250 e tinha um portifólio de fotos do jeito que eu queria.

Troquei vários emails com o Aaron Almendral, fotógrafo que eu escolhi pelo preço, mas que indico DEMAIS! Mandei várias fotos que garimpei na internet e Pinterest (veja aqui minhas inspirações) e o contratei por 1 hora para fotos no Central Park.

Vejam o resultado e mais dicas para quem gostar da ideia e quiser colocá-la em prática na sua próxima viagem:

Ensaio Fotográfico em Nova York + Aaron Almendral

Ensaio Fotográfico em Nova York + Aaron Almendral

Ensaio Fotográfico em Nova York + Aaron Almendral

Ensaio Fotográfico em Nova York + Aaron Almendral

Ensaio Fotográfico em Nova York + Aaron Almendral

Ensaio Fotográfico em Nova York + Aaron Almendral

Ensaio Fotográfico em Nova York + Aaron Almendral

Ensaio Fotográfico em Nova York + Aaron Almendral

Uma e-session como esta também é uma ótima opção para os noivos exibirem no casamento. Lembra que falamos sobre fornecedores para casamento em Santos?

Se você se animou e vai tentar convencer seu marido/namorado a fazer uma sessão de fotos como esta, aqui vão algumas dicas:

AVALIE O LOCAL E A LUZ: escolha muito bem o local e as possibilidades de fotos. Quanto mais cenários diferentes em menos tempo, mais você otimiza sua hora com o fotógrafo. Escolha também se quer fotos com o dia amanhecendo, ao entardecer ou à noite. No meu caso, por exemplo, fiz as fotos bem cedo para tentar pegar o Central Park menos abarrotado!

SEJAM VOCÊS MESMOS: o legal do estilo fotojornalismo (este que eu fiz, que não é posado, e sim bem natural) é a espontaneidade. Ou seja, quanto mais parecer que vocês estavam se divertindo ou fazendo algo natural, mais legal fica. Embora o Aaron tenha sido sensacional em nos dirigir pras fotos. Ele dava as dicas: agora se beijem, estica a pontinha do pé, cruze as pernas pra dar uma sensação mais longilínea (as perninhas grossas agradecem!).

ESCOLHA MUITO BEM O LOOK: não haverá photoshop que cure uma roupa mal planejada – muito curta, muito apertada, muito estampada. Quanto mais neutra melhor, assim vocês não chocam com o cenário. Mas há quem escolha um ensaio temático, o que é bem legal também. Retrô, por exemplo, é muito bacana!

TENHA REFERÊNCIAS DO QUE QUER: procure ensaios anteriores, na internet, no Pinterest e principalmente do fotografo que está contratando. Envie pra ele o que quer e seja direto perguntando se ele consegue te entregar isso.

Deixo aqui o contato do Aaaron, o simpático novaiorquino que eu escolhi e me fez feliz:

Aaron Almendral – U$ 250 por hora. DVD entregue com todas as fotos tiradas + fotos selecionadas tratadas em cor e preto e branco.

Outros que cotei também foram:

Caroline Frost Photography – U$ 900,00 por 2 horas de fotos + arquivos digitais tratados

Oitomilimetros – U$ 1.100,00 por 5 horas de fotos (com equipe de 2 fotógrafos) resultando em 70 fotos tratadas em arquivo digital ou U$ 1.500,00 por 5 horas de foto e vídeo (com equipe de 01 fotógrafo + 01 videomaker) resultando em 70 fotos tratadas em arquivo digital + 1 filme com duração de 1 música selecionada em Blu-ray.

Se mesmo assim quiser mais indicações, uma boa opção é procurar no site da Wedding Photojournalism Association.