Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Casamento na praia em Santos pode? A gente responde

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

  • 1
    Share

Nunca aconteceu um casamento na praia em Santos.

Aliás, não seguindo as normas necessárias para a organização do evento.

Em todo caso, o Juicy Santos vai te explicar qual é o passo a passo para ter um casamento na praia em Santos.

Como fazer um casamento na praia em Santos

Essa dúvida surgiu aqui no QG do Juicy na semana passada, quando publicamos sobre uma festa em Guarujá. A pergunta foi feita pela nossa equipe e também por vários leitores. Por isso, fomos descobrir como fazer uma cerimônia na praia por aqui.

juicysantos.com.br - casamento na praia em Santos

De acordo com a Prefeitura, a realização de eventos na praia é regida pelo decreto 6889/2014 e casamentos se enquadram nessa regra. Isso significa que, para o evento acontecer, existem obrigações documentais e técnicas que devem ser seguidas por quem pretender dar a festa.

Ainda segundo informações dadas pela Prefeitura, cada caso passa por uma análise individual no Departamento de Eventos da Secretaria de Cultura. Mas o roteiro para fazer a solicitação é igual para qualquer evento que aconteça na praia por aqui.

O primeiro passo é dar entrada no pedido no Poupatempo. Esse processo deve ser feito com, no mínimo, 45 dias de intendência e a dica dada pela Prefa é que os noivos forneçam o máximo de detalhes possíveis sobre a festa:

  • Data, horário e local;
  • Número de convidados;
  • Qual será a estrutura usada;

Enfim, é importante colocar tudo o que você souber sobre a festa nesta solicitação. Como a praia de Santos está em área urbana, o pedido também é submetido à avaliação quanto à segurança, trânsito, impacto ambiental e ao Código de Posturas do Município. Ou seja, vale citar como vai ser feita a coleta do lixo, quantos seguranças foram contratados, etc…

Ou seja, um casamento na praia em Santos funciona como um evento na areia e precisa de todos os cuidados necessários em relação à documentação.

Dentro do prazo de 45 dias, os noivos vão receber a autorização (ou não) para a realização do casamento. Não existe uma taxa fixa, o valor varia de acordo com o tamanho do evento e já que nunca houveram casamentos nesse modo na cidade não existe uma base de quanto pode ser cobrado 🙁

Uma opção que existe é sublocar um espaço em uma das barracas de praia já existentes na orla. Isso porque elas já pagam os impostos de funcionamento e estão dentro da lei.

Se você fizer seu casamento na praia em Santos conta para gente como foi!