Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Casamento minimalista em 10 dicas

Depois das flores e plantas em todos os cantos, a nova tendência no universo dos casamentos é o casamento minimalista. A princesa da Inglaterra optou pelo minimalismo e nós conversamos com o cerimonialista Jean Michael sobre como usar os aprendizados da festa mais comentada dos últimos tempos em casamentos que são reais no significado maior da palavra.

Por isso, recebemos várias mensagens de noivas e noivos que amaram saber que isso é possível e como colocar em prática, mas estavam com a mesma dúvida.

Como fazer um casamento minimalista não ser confundido com algo simples?

Embora o costume aqui no Brasil seja de festas mais glamourosas, com muitos convidados e ostentação (às vezes parcelada em muitas vezes). É, sim,, possível fazer a festa dos sonhos com muito menos itens, decoração e brilho. E, ainda assim, emocionar e ser um verdadeiro conto de fadas.

Foto: Thomas AE para Unsplash

Que saber como? A gente te ajuda com algumas dicas de ouro. Anote todas ou envie para o casal que planeja juntar as escovas de dente.

Dicas para um casamento minimalista dos sonhos

1. Convite

A primeira grande mostra de como será o seu casamento é o convite (e a lista de convidados). Ou seja, para uma festa minimalista, você deve se atentar a isso.

Pense com carinho na lista de convidados. Essas 400 pessoas são realmente necessárias para a sua festa ou é possível diminuir o número e, deste modo, garantir um evento mais íntimo, em que você vai conseguir dar atenção a todos? Então parta para a segunda fase: o convite. Em um casamento minimalista, ele vai ser sucinto e bem delicado.

Muitos casais optam por criar uma identidade visual para a festa: a mesma fonte, papel e cores para o convite, cardápio e outros detalhes que possam surgir no caminho.

2. Decoração do local da cerimônia

Assim como o casamento real, o local da sua cerimônia pode ter uma decoração simples: de destaque a beleza do templo, igreja ou jardim onde o cerimonial acontece. Isso significa usar menos flores e, em alguns casos, abrir mão do tradicional tapete vermelho.

3. Buquê

Da mesma forma, busque por flores menos chamativas para o buquê.

O grande destaque é a noiva e o vestido né?

www.juicysantos.com.br - casamento mininalistaFoto: Fernanda Méndez para Unsplash

E, vamos combinar, se as flores forem pesadas os braços vão doer só de carrega-las até o altar *risos*. Os buquês com mais verde e tons claros, como branco, por exemplo, são uma ótima pedida.

4. Vestido da noiva

Desde que os casamentos existem, o vestido da noiva é uma grande questão e nós não vamos mudar isso. Mas a dica aqui está em utilizar algo em que você se sinta bem e não se fantasiar de noiva. Isso significa que o seu vestido não precisa ser armado e com pedrarias, caso você prefira algo mais clean, como Meghan Markle, está tudo bem. Pode acreditar, vai continuar linda como em todos os outros casamentos.

5. Penteado minimalista

O penteado pode ser feito com um coque, rabo de cabelo ou com alguns fios naturalmente soltos. Coroas e outros acessórios mais clássicos combinam com essa tendência e dão um ar de moderno e tradicional na mesma medida.

6. Cerimônia feita por amigos

Convide um amigo para fazer a cerimônia, assim o discurso será ainda mais emocionante. Caso a festa seja uma igreja, por exemplo, isso não será possível. Mas é uma ótima saída para casais que vão casar na praia, jardim ou outros ambientes menos tradicionais.

7. Decoração da festa

A decoração no casamento minimalista é simples, como o próprio nome sugere. Então, siga a identidade visual planejada no nosso primeiro passo e tenha ambientes de respiro, com espaços em branco e menos detalhes. Uma boa escolha é utilizar o próprio ambiente, itens em madeira e flores na medida certa.

8. Bolo

Antes de tudo, o bolo deve ser do jeito que os noivos gostam (sabor, recheio e cobertura). E uma boa pedida é apostar em bolos brancos e mudar a ideia de vários andares para a tendência de bolos múltiplos espalhados pela mesa.

9. Topo de bolo

Os tradicionais bonequinhos ficaram brancos, sem pintura, ou foram substituídos pelas iniciais do casal. Também há quem faça réplicas do bichinho de estimação, coloque flores ou referência a filmes.

10. Lembrancinha

Que tal presentar seus convidados com algo que tem tudo a ver com a sua festa? Pare e pense a respeito de tudo o que foi feito até aqui, assim você terá uma visão do que combina com o seu casamento minimalista. Alguns noivos optam por dar suculentas variadas em miniaturas, ervas para horta ou docinhos para matar a saudade do casamento nos dias seguintes.


* Imagens: Reprodução

Casar em Santos

Vai casar em Santos, mas não sabe onde fazer a sua festa ou ainda está cheio de dúvidas que não ter a ver com casamento minimalista? Calma, o Juicy Santos está aqui pronto para te ajudar. Nós temos boas dicas sobre como não errar na escolha do buffet e tiramos aquela dúvida cruel sobre a cor do vestido das madrinhas.

Não só isso, também tem dicas de lugares menos tradicionais, como organizar o casamento em 3 meses e pra fazer um chá bar incrível.

Depois de toda a leitura: bom casamento e felicidades 🙂