Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Casamento DIY: coloque as mãos na massa e economize

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Como é o casamento dos seus sonhos? Certamente lindo e, talvez, com um orçamento que extrapola as possibilidades. O que não significa que vocês devem desistir!

Nós temos uma possibilidade para fazer o evento acontecer sem precisar desembolsar tanta grana: que tal colocar as mãos na massa e fazer um casamento DIY?

Pode parecer loucura, mas não é. Confeccionar alguns itens do casamento funciona super bem. E, se você não for da turma do faça-você-mesmo, pode contar com a ajuda dos padrinhos e da família, por exemplo. Assim, terá momentos divertidos e menos boletos para pagar depois da lua de mel.

Não só isso, seu casamento ainda terá uma pegada intimista e personalidade em todos os detalhes.

A melhor escolha

Só para ilustrar, Cecilia e Jorge Dantas decidiram fazer algumas das coisas da festa.

Ficaram sob responsabilidade deles convites, lembrancinhas, docinhos, boa parte da decoração e até o porta-alianças.

“Nós fomos por esse caminho para economizar. Mas, no fim das contas, a festa ficou a nossa cara e todo mundo elogiou o resultado”, comenta Cecilia. “Fizemos algumas plaquinhas a mão e todos comentaram por ser a nossa letra”.

Como o casamento foi minimalista, ou seja, mais focado na beleza do local e com poucos convidados, os noivos escreveram uma cartinha para cada pessoa, explicando a importância dela naquele momento. A cortina de cartinhas fez parte da decoração e garantiu muita emoção.

Casamento DIY

Para te inspirar a colocar as mãos na massa, o Juicy Santos – com a ajuda do iCasei – reuniu dicas para o seu casamento DIY ser um sucesso. Você está pronto? Então anote tudo e compartilhe com a galera que vai te ajudar nessa missão.

Convite artesanal

www.juicysantos.com.br - Casamento DIYImagem: Reprodução

No lugar de gastar seu dinheiro com gráfica, esperar os Correios entregarem e até pagar um designer, uma opção é fazer convites artesanais. A sacada está em criar pequenos pergaminhos envoltos em tecido. A ideia, além de charmosa pode, inclusive, ser adornada com a fragrância favorita do casal.

Delicadeza e rusticidade

www.juicysantos.com.br - Casamento DIYImagem: Reprodução

Trabalhe esses dois aspectos em harmonia e tenha um cenário de delicado contraste, sobretudo se estivermos falando de espaços abertos. Neste caso, uma opção incrível são os caixotes que abrigam vasinhos de flores, ornam com a cortina de pequenos arranjos e oferecem ao ambiente um perfume suave, além de colorir o espaço com leveza.

Heart Walk

www.juicysantos.com.br - Casamento DIYImagem: Reprodução

Esse é simples, fácil de fazer e dá um resultado incrível.

Um caminho cheio de pequenos corações de papel em candy colors. Se você não manja de corte, basta procurar  furadores artesanais em formato de coração. Em seguida, basta furar e colar nos palitos de churrasco. Depois, espete onde desejar: no chão, no bolo, na decoração, na terra dos cachepôs de flores, etc.

Ave dos mil anos

www.juicysantos.com.br - Casamento DIYImagem: Reprodução

De acordo com uma antiga lenda japonesa dos tsurus, quando alguém dobra mil aves de papel, um desejo lhe é concedido. Que tal recobrir o plano de fundo do altar com os pequenos pássaros brancos? Essa é uma maneira poética para simbolizar o felizes para sempre e mostra a dedicação e cuidado para cada detalhe da festa.

Chame os amigos para darem uma mãozinha e também expressarem os bons votos ao casal. Uma boa oportunidade para isso é, por exemplo, no chá bar. Pode ser uma gincana da festa.

Memórias instantâneas

www.juicysantos.com.br - Casamento DIY

Coloque os convidados para registrar tudo.

Crie uma hashtag para vocês encontrarem as fotos depois. Outra ideia legal é ter um álbum de mensagens aos noivos.

Complemente de forma inteligente

Conversamos com Roberta Folego, da Joy Mimos, loja especializada em locação de peças para decoração de festas em Santos.

De acordo com ela, com um valor bem amigo dá pra complementar a mesa principal e o ambiente geral com estas 7 ideias pra fazer uma festa descomplicada e incrível.