Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Aliança de noivado e de casamento, quais são as diferenças?

Não há dúvidas: as alianças são um símbolo do amor.

Apesar dessa certeza, o item causa uma série de dúvidas. Há quem não saiba, por exemplo, em qual mão a aliança deve estar ou qual é o dedo certo. Porém, para os casais que planejam juntar as escovas de dentes, uma das perguntas mais frequentes é: qual é a diferença entre aliança de noivado e de casamento?

Se você está vivendo esse momento, eis aqui a resposta para suas dúvidas.

Aliança de noivado e de casamento

Quem vai a joalherias em busca do tão sonhado par para o pedido de casamento encontra duas opções: o anel de noivado e a aliança. Primeiramente, vamos explicar o que significa cada um deles.

www.juicysantos.com.br - aliança de casamento ou aliança de noivado qual é a diferença

Em resumo, o anel é mais tradicional (e caro também). Trata-se da peça com uma pedra, bem comum em filmes antigos e americanos e talvez nos pedidos de casamento dos seus avós. Nos dias de hoje, já não é uma tradição presentear a noiva com um joia. Por isso, é cada vez menos comum encontrar algo neste estilo. Afinal, o valor que seria gasto em um anel de noivado pode ajudar a bancar os gastos da festa ou então comprando coisas para a casa.

+ Lista de presentes de casamento: fazer ou não?

A segunda opção é a aliança. E aí estamos falando de uma aliança tradicional que pode, sim, a mesma do casamento, que no grande dia será apenas transferida para a outra mão.

www.juicysantos.com.br - aliança de casamento de ouro

Mas há quem prefira ter um anel especial no dia do casamento. Neste caso, a aliança de noivado pode ser simbólica, ou seja, um anel de prata, tungstênio ou bijuteria. E, então, para o casamento é comprada a aliança de ouro.

Tem que ser de ouro?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre a aliança de noivado e casamento, talvez esteja se perguntando: mas é mesmo necessário ser de ouro? Segundo a tradição, sim. Mas, é cada vez mais comum que os casais busquem originalidade desde as flores até o símbolo que vão carregar diariamente.

Há quem troque a gravação com o nome e data por frases ou então coloque a gravação por fora, por exemplo.

Também tem casais que optam por alianças em outros materiais. Seja porque o orçamento não permite o investimento ou então porque preferem investir o valor em outras coisas. No fim das contas, o que realmente importa não é a aliança de noivado e casamento e sim o amor do casal 🙂