Texto porJuicy Santos
Santos

10 itens que estão fora de moda nos casamentos

Existem tradições que nunca deixam o checklist dos casamentos. Outros itens surgem como uma febre e se espalham por todos casamentos. Mas todo mundo sabe que a moda vem e passa.

O Wedding Select BR postou em sua página no facebook 20 itens que estão em baixa nos casamentos.

Eu dei uma olhada na lista e, baseado no que tenho presenciado nos últimos meses, resolvi fazer uma lista dos 10 itens que estão com os dias contados.

latino

1. Noivos exagerados.

Noivos chamativos e exagerados já não fazem parte das “tradições contemporâneas de casamentos”. Brilhos em excessos, decotes enormes, terno colorido. Deixe esse tipo de exagero para aqueles primos solteiros (dá pra imaginar porque, né?). A não ser que seja um casamento cigano. Aí tá tudo liberado!

2. Noivos passarem de mesa em mesa para cumprimentar os convidados. 

Os casais querem aproveitar cada segundo da festa, da pista de dança, das bebidas, do agito. E ficar dando atenção em todas as mesas certamente vai tomar muito tempo. A dica é destinar mesas num lugar mais reservado para os parentes mais velhos e cumprimentá-los. Na hora do brinde, e do possível discurso de agradecimento, os noivos devem avisar que receberão a todos na pista. #vemprapista

Veja também Qual é o melhor mês para casar?

3. Fila para comer.

Nada mais chato do que ter que ficar um tempão em filas para comer. Alguns buffets ainda determinam um tempo para cada prato. E se o convidado não pegar a fila vai ficar sem experimentar aquela massa deliciosa. Tenho visto muitos buffets espalhando no mínimo 3 estações com a comida durante o tempo inteiro da festa. Assim os convidados não precisam esperar um tempão nas filas. É chato.

animando_a_pista_de_dança4

4. Adereços de pista.

Óculos, plumas, plaquinhas de “Ai como eu tô bandida” e coisas do tipo já foram engraçados um dia. Mas não são mais. Tudo isso é feito com a intenção de “olha como meu casamento é diferente”, mas acontece em todos casamentos. Perdeu personalidade. Além de estragar várias fotos legais que deverão ser apreciadas daqui 10, 20 anos. Lembre-se: é seu casamento, não uma matinê de carnaval.

5. Atrasos. 

Atrasar antigamente era um charme. Criava uma expectativa. Uma tensão positiva na cerimônia. Hoje os atrasos significam: multa e convidados passando tempo no facebook e Candy Crush.

6. Lembrancinhas bregas.

Sabe aquela lembrança com cara de brinde de empresa? Pra que fazer isso? No dia seguinte estará numa gaveta, que será esvaziada numa próxima organização. A dica é fazer brindes criativos e afetivos. Mudas de plantas têm sido muito usadas. Um doce gostoso para abrir só no dia seguinte. Melhor do que um chaveiro com a foto do casal com textos em Comic Sans, né?

gravata

7. Passar a gravata.

Essa é uma tradição antiga que tem perdido força. Já ouvi de um noivo “Não vou perder tempo de festa pedindo dinheiro para meus amigos”. Sempre tem convidado que sai constrangido com as brincadeiras. Ok, pode ser legal. Mas se seus convidados vieram de longe, já deram presentes e etc, não force a barra. Ah, passar GRAVATA e o SAPATO da noiva é exagero.

8. Depoimentos dos convidados no filme do casamento.

Em toda história da Gravata Florida Filmes fizemos isso apenas uma vez, a pedido dos noivos. Mas geralmente os convidados estão bêbados ou tímidos. Os noivos ainda correm o risco de serem alvos de alguma brincadeira indesejada. Não vale a pena.

Veja também 4 gafes que você tem que evitar no seu casamento

9. Padrinhos e Madrinhas com roupas iguais. 

Não sei de onde surgiu essa tradição, mas ela tem os dias contados. Você deve valorizar e respeitar a personalidade das pessoas. Especialmente as pessoas que você julgou serem as mais importantes para a história do seu casamento. Obrigar as madrinhas a usarem a mesma cor, o mesmo vestido e etc, é chato. Funciona muito bem em catálogo de revista, e olhe lá.

10. Fazer por fazer. 

Todo item que o casal tiver dúvida se gosta ou não deve ser descartado. Colocar algo no seu casamento porque está na moda não vale a pena. Pensa assim: daqui 20 anos vou achar isso legal? Se a resposta for sim, vá fundo. Caso contrário, invista no que mais agrada o casal.

Kennedy Lui é sócio e diretor da Gravata Florida Filmes (produtora especializada em vídeos de casamento), e escreve semanalmente para o JuicyWedding.