Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

10 aprendizados do casamento real para levar pro seu grande dia

Príncipe Harry e Meghan Markle se casaram no dia 19 de maio e foram manchete no mundo inteiro.

Não tinha como ser diferente: algo na família real britânica mexe com o imaginário popular – principalmente, quando estamos falando de casamento.

Desde 1981, os casórios da realeza são transmitidos ao vivo pelo mundo. Até o momento, já vimos subir ao altar: 

– Lady Diana e Príncipe Charles
– Kate Middleton e Príncipe William
– Meghan Markle e Príncipe Harry

O próximo deve demorar bastante pra acontecer, pois o príncipe George, filho de William e Kate, tem apenas 4 anos.

Curiosas como somos,  paramos tudo e acordamos cedo para acompanhar a cerimônia.

Não tem jeito: os casamentos de famosos ditam moda. Por isso, a celebração de Harry e Meghan foi uma lição de casa para quem quer casar.

Se você está com a data marcada ou tem uma paixão por casamentos, mas só se emocionou com a festa e não deu atenção aos detalhes, não precisa se preocupar. O Juicy Santos conversou com Jean Michel, cerimonialista aqui de Santos, para entender quais foram os maiores aprendizados do casamento real e como você deve aplica-los em sua festa.

“Ao assistir a festa com atenção, aprendemos, mais uma vez, a importância do que os cerimonialistas dizem: o casamento precisa ser planejado, ensaiado e ter um cronograma para que as coisas não fujam do esperado. Além disso, foi uma prova linda de que o amor pode ultrapassar culturas e quebrar protocolos. Vale a pena sonhar”, comenta.

juicysantos.com,br - aprendizados do casamento realImagem: Reprodução/AFP

Aprendizados do casamento real

  1. Respeite seus convidados: chegar no horário combinado mostra atenção aos convidados e ao cronograma. Foram-se os tempos em que a noiva chegar atrasada era algo necessário;
  2. O ambiente onde o casamento acontecerá deve ser levado em consideração na escolha das músicas: locais tradicionais pedem músicas clássicas;
  3. Menos é mais: tapetes e corredores de flores não são sempre necessários. Quando possível, valorize a arquitetura da igreja. Nesse caso, ela estava decorada com poucos arranjos e de muito bom gosto;
  4. Não se fantasie de noiva: roupa e maquiagem devem ter a sua personalidade;
  5. A prioridade no altar são os noivos e seus pais. Evite encher o altar de padrinhos, pessoas queridas podem ser representadas com os pajens, por exemplo;
  6. O buque não precisa combinar com a decoração ao sapato. Dê preferência a tons mais claros e buques discretos;
  7. Noivos devem dar atenção à cerimonia e não aos fotógrafos e celulares que registram o momento;
  8. A beleza do evento tem a ver com o traje dos convidados, ou seja, sinta-se a vontade para esclarecer no convite qual traje ideal para a festa;
  9. Faça ensaios na igreja com os seus pajens;
  10. Aproveite seu dia!

Como aplicar os aprendizados do casamento real na sua festa

  • www.juicysantos.com.br - aprendizados do casamento real
    Fotos: Arquivo pessoal Jean Michel

Quando o Jean nos deu a lista de aprendizados, a única coisa que passou pela nossa mente foi: tá, mas como é possível fazer uma festa pensando nessas dicas em um país como o Brasil? Afinal, vamos combinar que aqui o pessoal não vê a simplicidade com bons olhos, né?

“Preparar uma festa de casamento é algo estressante. Afinal, muitas coisas podem acontecer antes do grande dia… Temos que levar em consideração também que os noivos estão casando pela primeira vez, Então tudo é novo”, comenta.

“A primeira dica é não se importar com o que os outros vão pensar. (Os noivos devem) Fazer o casamento pensando no que eles querem, e não no que os convidados esperam”.

Segundo Jean, o segredo do sucesso é o planejamento. É, sim, possível organizar um casamento em 3 meses, mas se você tiver um ano ou ainda mais tempo, fica melhor para o seu planejamento financeiro e uma boa organização.

Vamos combinar: o seu orçamento não é igual o da realeza, né?

Outro ponto importante é ter ajuda de profissionais. Se o seu orçamento permitir um cerimonialista, contrate. Ele conhece o caminho das pedras e vai evitar várias furadas, que vão desde a escolha do local ideal para a festa até a forminha dos doces e outros detalhes como optar por uma igreja com decoração mais simples, igual à da princesa.

 “É importante ser objetivo nas escolhas. Não experimente 10 vestidos ou ternos, por exemplo, pois isso trará dúvidas. Selecione 5 e, antes de vestir, diminua para 3 modelos”.

Neste 1 ano de planejamento, não viva em função do casamento. Você acha que a Megan ou Harry ficaram nervosos? Provavelmente sim! Nestas horas é importante parar e respirar fundo. Controle emocional é tudo!

Já que não dá para pedir dicas aos noivos reais, peça aos casais em grupos de Facebook e conta com a ajuda das madrinhas e padrinhos. Além do glamour, eles também podem te auxiliar em tarefas como o chá bar, montar lembrancinhas e outras coisas que vão surgir no meio do caminho.

E, por fim, seja criterioso ao fazer a sua lista de convidados. Apesar de a realeza ditar regras, você não pedir para os convidados levarem marmitas, certo? Então pense com cuidado, porque uma festa para mais de 200 convidados tem um valor alto.

aprendizados do casamento real2Imagem: Reprodução/AFP

Casamento é uma festa para quem faz parte da vida do casal. Seguindo ou não essas dicas, o importante é ter a festa dos seus sonhos e se divertir muito!