Texto porJuicy Santos
Santos

Vença a preguiça e esfolie, sua pele agradece

Nada melhor que um feriadão pra tirar um tempinho pra se cuidar, não é? Tem horas que a gente só quer um dia de princesa, mas geralmente a incompatibilidade de agendas entre tempo livre e grana sobrando é complicada.

Se na correria diária é complicado fazer o combo básico de cuidados com a pele, que dirá gastar mais tempo com esfoliação. Mas também não dá pra negar que esse processo é importante para a saúde e boa aparência da nossa querida cútis.

A esfoliação auxilia na remoção das células mortas, fazendo a pele respirar melhor. É recomendado que ela seja feita ao menos uma vez por semana – no máximo duas –, mais que isso ela pode ser prejudicial.


Facilidade em tubinhos

Para alegria geral, existem no mercado os mais diversos tipos de esfoliantes. Dos mais baratos aos mais caros, o segredo é experimentar para ver qual se adapta melhor ao seu tipo de pele.

Clearskin Professional Esfoliante Facial de Limpeza Profunda, Avon: o mais gostoso desse esfoliante é que ele deixa a pele com uma sensação de frescor mesmo, tipo geladinha sabe? Eu adorei o efeito, já minha irmã não curtiu muito. Ele contém na fórmula ácido salicílico, ácido glicólico e microesferas que limpam profundamente a superfície da pele.

NIVEA VISAGE Gel Esfoliante, Nivea: possui partículas finas e fórmula enriquecida com Pantenol, para o equilíbrio da hidratação. Também contém glicerina e pró-vitamina B5, para uma esfoliação sem agressão à pele.

Active Dermato Creme Esfoliante Facial, O Boticário: com pó de diamante na fórmula, o mesmo ingrediente utilizado em procedimentos estéticos como o Peelling de Cristal, e microesferas esfoliativas. Contém ingredientes emolientes que minimizam eventuais desconfortos da pele após a esfoliação.

O mais bacana desse tipo de produto é a praticidade. Você pode deixar no box do banheiro e aí não tem desculpa para, pelo menos uma vez por semana, dar uma atenção maior à pele do seu rosto.

Eles devem ser aplicados na pele úmida em pequena quantidade, massageando com movimentos circulares. Depois, devem ser removidos com água em abundância. A pele precisa ser seca de forma suave, sem esfregar. Ao final do processo, pode-se aplicar o hidratante de preferência, ou como no meu caso, deixar a pele respirando alguns momentos.


Do armário da cozinha para o rosto

Quem nunca viu a clássica cena da mulher com rodelas de pepino nos olhos? Ou ouviu a dica da vó de que lavar o rosto com a água do arroz faz bem pra pele?

Confesso que tenho um pouco de medo e preguiça de receitas caseiras de beleza, mas no quesito esfoliação utilizo vez ou outra algumas misturinhas que em mim – friso novamente – na minha pele, trazem efeitos benéficos.

Quando eu quero uma esfoliação mega power utilizo mel e açúcar. Misturo uma pequena quantidade de cada, até obter um creme homogêneo e aplico no rosto em movimentos circulares. Essa mistura deve ser evitada por quem tem pele sensível, pois o açúcar pode causar vermelhidão no rosto.

Uma outra muito boa é a mistura de mel e aveia. Com o mesmo processo da receita anterior, essa é menos agressiva, mas também poderosa na esfoliação. O melhor nas duas dicas é que o mel deixa a pele bem macia e cheirosa depois da aplicação, mas deve ser aplicado com cuidado e em pequena quantidade.

Não importa se você é adepta dos produtos industrializados ou das receitinhas de vó, lembrando que no segundo caso não é tudo que está na geladeira que pode ser colocado no rosto hein?! O mais importante é não esquecer que certos cuidados deixados de lado são importantes para uma boa aparência, saúde e conservação da pele.