Texto porJuicy Santos
Santos

Nail Art e Unhas DYI

A gente tem um monte de amigas que dedicam seus blogs e todos os seus posts (diários!!!) ao mundo dos esmaltes e das unhas. A Paula Brasil e a Michele Iglesias do Cores de Esmaltes, a Fabiana Mota do Misturinhas, são algumas delas. Animada por acompanhar as tendências das cores, dos tipos e estilos de esmaltação e dos desenhos, experimentei algumas invenções.

Desde meus 15 anos faço a unha semanalmente. Vai entender?! Vício e luxo a que me dou a direito todas às 6as feiras desde a adolescência. Penso primeiro na cor do esmalte e depois na roupa. Quando uma unha comprida quebra, é quase o fim do mundo. Me julguem…

Por isso sempre gostei de mudar! Em épocas de Ruffles Reggae (quem se lembra entrega a idade!) pintava cada unha com uma cor do reggae. O branco branquíssimo era meu favorito. Mas não haviam tantas cores e pintar de laranja era sair (e MUITO) da curva! Permitido para adolescentes da minha idade, somente!

Ainda bem que nos últimos anos esse cenário mudou. As marcas de esmalte não param de inventar cores e texturas novas: fosco, 3D, craquelado, liste quantas opções conseguir lembrar.

Minha manicure, a Maria do Salão Roberto Arikawa, me proíbe de usar um rendinha básico. Se insisto muito ela, de birra, coloca um gliter ou um adesivo de florzinha por cima, ou seja, abaixo o convencional.

Com isso já fizemos algumas tentativas que foram de francesinhas coloridas a esmaltação candy color. De unhas ombré a listrado degradê.

Confira alguns modelos e os tutoriais de onde tirei as ideias. Se você curte essa tendência e não tem medo de arriscar (e mais que isso, se divertir!) veja aqui algumas idéias:

CANDY COLOR

candy color nails

Escolha cores suaves e arrisque-se pintando um dedo de cada cor. Por ser imitando a ordem do arco-íris ou misturadas mesmo!

OMBRÉ

ombré nails

Essa unha é super fácil de fazer depois de pegar o jeito com a buchinha. E confesso ser meu efeito favorito. Confira aqui o passo a passo.

BRILHO de GLITER

brilho de gliter

Essa unha foi um sucesso. Exemplo de quando o gliter é tão lindo que pode ser a atração principal da esmaltação. Um fundo preto deu o destaque especial. Veja aqui outras opções.

FRANCESINHAS DIFERENTES

Invertidas

francesinha invertida

Saia do quadrado e inverta a pontinha da unha francesinha. Onde era branco ficou preto. Ou pinte o esmalte de preto e a pontinha de branco. Solte a criatividade.

Coloridas

francesinha colorida

Ótima opção para quem não quer ousar muito mas quer se diferenciar da mulherada. Dá pra usar em ocasiões mais formais, basta combinar cores mais sóbrias.

Brilhantes / Foscas

francesinha fosca

Alterne o brilho do esmalte com a francesinha. Essa somente me preto ficou chiquérrima e usei, inclusive, num casamento.

Rendada

francesinha rendada

DEGRADÊ

unhas degradê

Para meninas com nível de paciência e tempo mais elevado, essa unha é sucesso na certa. Mas é preciso destreza e uma dose de preparação dos materiais antes, já que muita fita adesiva é usada pra criar as camadas. Veja aqui o passo a passo.

degradê de vermelho

O degradê pode ser feito suavizando as cores de um mesmo tom, como nesse caso, do vermelho. Escolhi vários tons de vermelho e pensei numa sequência do mais escuro no dedão pro mais claro no dedinho.

ESMALTAÇÃO INVERTIDA

esmaltação invertida

Essa técnica aprendi no blog Cores de Esmaltes (aqui). Quando estou sem ideia de nailart pinto as unhas com duas cores (que combinem ou se oponham) dessa maneira.

FILHA ÚNICA

unha filha única

Essa é a mais conhecida (e mais pedida) das mulheres que começam a se arriscar no mundo nailart. Eu acho a mais simples mas adoro fazer com duas cores bem diferentes uma das outras.

Enfim, ficam aqui algumas dicas para que você peça à sua manicure para inovar ou tente em casa mesmo.

Gostou? Conte pra gente!