Texto porJuicy Santos
Santos

Importância do hidratante facial: como hidratar a pele do rosto no inverno?

Com a chegada do frio, mesmo as peles mais oleosas parecem gritar por um reforço na hidratação. A região perto do nariz costuma ser a primeira a dar sinais de ressecamento com a chegada do friozinho da estação. Ainda não estamos de verdade no inverno – ele só chega oficialmente no final do mês. Mas a queda nos termômetros já deixa sua marca na pele.

Nesses dias de baixas temperaturas, todo mundo gosta de cozinhar o corpo embaixo do chuveiro, mesmo sabendo que esse procedimento não é nada indicado para a saúde e vitalidade da pele. O uso de hidratante evita a perda de água da derme, retarda o envelhecimento e combate o ressecamento provocado por diversos fatores, como poluição, idade, mudanças climáticas ou desordens hormonais.

O melhor tipo de hidratante
Peles normais ou mistas podem optar por versões em gel, loções ou cremosas. Quem tem pele oleosa deve escolher preferencialmente as versões em gel, que hidratam sem aumentar a oleosidade. Se a pele for seca, é preciso investir em produtos extremamente cremosos e nos tratamentos intensivos.

Alguns hidratantes possuem fator de proteção solar. Porém, é preciso observar se essa quantidade de FPS garante o cuidado necessário para o tipo e tonalidade de pele do seu rosto. Em alguns casos deve-se associar o uso do hidratante facial ao protetor solar, especialmente pessoas de pele muito clara ou que se expõem ao sol por um longo período de tempo.

O dermatologista é o profissional ideal para indicar qual tipo de hidratante deve ser utilizado. Nem sempre aquele creme que faz maravilhas pela face da colega vai funcionar como deve na sua pele, não é mesmo?

Forma correta de utilização
O hidratante facial deve ser usado duas vezes por dia, na parte da manhã e de noite, exceto nos casos de prescrições médicas específicas, nas quais a rotina de tratamento descrita pelo profissional responsável orienta outra forma de cuidado.

Após a higienização e tonificação da pele, o produto pode ser aplicado. Em seguida, a rotina natural pode ser retomada, por exemplo, na parte da manhã a maquiagem pode ser feita normalmente.

Não é preciso fazer a Xuxa no comercial de Monange e tomar banho de hidratante. O excesso de produto dificulta a aplicação uniforme e desperdiça.

Claro que todo mundo sabe que aquele papo de modelo “meu segredo de beleza é beber muita água” é balela! Pergunte se elas trocam a drenagem linfática por uma garrafa de Bonafont. Mas até que existe uma meia verdade nessa história. Como todos os fatores que envolvem o corpo humano, os cuidados com a pele devem ser associados à uma boa alimentação e ingestão de líquidos.

No caso da aparência saudável da pele, beber muita água mantém o corpo todo hidratado e isso se reflete no brilho, maciez e nutrição característicos de uma pele bem tratada.

Quais os cuidados de vocês para manter a pele hidratada no inverno? E por favor, ninguém venha dizer que não hidrata a cútis. Pior que isso acho que só passar o creme do corpo no rosto. Alguém faz?