São Pedro, padroeiro de Praia Grande, tem 2 dias de festa na cidade
São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele se tornou uma das figuras mais importantes do cristianismo. Pra quem não sabe, São Pedro é o padroeiro de Praia Grande. E, por isso, tem celebração chegando para comemorar o seu dia.
Festa de São Pedro em Praia Grande: o que vai ter
Praia Grande se prepara para o Dia de São Pedro Apóstolo, padroeiro da cidade, nos dias 28 e 29 de junho (sábado e domingo). A tradicional festa, que acontece anualmente na Praça São Pedro, no bairro Caiçara, promete reunir fiéis e visitantes em uma programação especial que combina tradição religiosa, cultura local e diversão para as famílias.
Neste ano, a festa do padroeiro de Praia Grande terá dois dias de duração.
No sábado (28 de junho), tem quermesse das 15h às 23h, terço de São Pedro às 18h, missa às 19h, apresentação da quadrilha do Colégio França às 20h45 e encerramento com show da banda Estylo Sertanejo às 21h30.
Já no domingo (29 de junho), Dia de São Pedro, haverá missas regulares às 8h, 10h e 15h. O ponto alto será a missa campal às 18 horas, presidida pelo bispo Dom Tarcísio Scaramussa, da Diocese de Santos, junto com o padre Elmiran Ferreira Santos, da Paróquia São Pedro.
A quermesse, presente em ambos os dias, vende comidas típicas juninas pra quem ama as delícias dessa época do ano.
Para encerrar as celebrações, o cantor sertanejo Wagner Viana se apresenta às 21 horas do domingo.
Encenação da vida de São Pedro
Uma das grandes novidades da festa de 2025 será o espetáculo teatral inédito “Tu és Pedro”, com o Núcleo Artístico Palácio das Artes.
Com cerca de 30 pessoas no elenco, a peça apresentará a trajetória do apóstolo através de seu próprio ponto de vista, retratando momentos após sua prisão antes da crucificação.
O espetáculo promete emocionar o público ao mostrar como Pedro tocou o coração dos soldados que guardavam sua cela, levando almas ao cristianismo até seus últimos momentos.
Toda a programação acontece na Paróquia São Pedro Apóstolo, na Rua São Benedito, 761, no Caiçara. A entrada é gratuita.
A história de São Pedro, padroeiro de Praia Grande
Natural de Betsaida, na Galileia, São Pedro pescava nas águas do Mar da Galileia junto com o irmão, André. Foi ele, aliás, que o apresentou a Jesus. Jesus mudou seu nome de Simão para Pedro (que significa “pedra” em grego), profetizando o papel fundamental que ele desempenharia na Igreja.
Pedro foi o primeiro a reconhecer Jesus como “o Cristo, o Filho de Deus vivo”, razão pela qual Jesus lhe disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Embora tenha negado Jesus três vezes durante a crucificação, Pedro recebeu o perdão. Posteriormente, tornou-se o líder dos apóstolos após a ressurreição. Segundo a tradição católica, Pedro virou mártir em Roma entre 64 e 67 d.C., sendo crucificado de cabeça para baixo por sua própria escolha.
A ligação entre São Pedro e Praia Grande remonta às origens da cidade, quando ainda era uma pequena vila de pescadores pertencente a São Vicente. Durante séculos, Praia Grande manteve-se como uma comunidade pesqueira. Sua economia tinha como base a pesca artesanal. E, como São Pedro também era pescador, os habitantes locais naturalmente o adotaram como seu protetor, pedindo sua intercessão antes de lançarem suas redes ao mar. Porém, a oficialização de São Pedro como padroeiro de Praia Grande só se deu em 2007.
E não dá para esquecer que a Igreja São Pedro Apóstolo, no bairro Caiçara, existe desde 1982 e é um ponto de devoção dos fiéis deste santo na Baixada Santista.