Praia Grande tem os dois prédios mais altos da Baixada Santista
Você sabia que Praia Grande abriga os dois prédios mais altos do litoral paulista? Pois é, a cidade tem os maiores edifícios da Baixada Santista.
Cada uma das unidades do Jardim do Mar – I e II – possui 150 metros de altura. Ao todo, são 42 andares em cada um deles.
O empreendimento fica no bairro Boqueirão. Seus apartamentos têm sacada gourmet e vista para o mar, além de lazer com piscina, salão de festas, salão de jogos, sala fitness e sauna.
Praia Grande, cidade vertical
A história da verticalização de Praia Grande é bem recente. Com um aumento exponencial no número de moradores nos últimos anos, a cidade hoje representa um destino desejado para quem quer residir perto do mar ou voltar para cá. Portanto, ela está cada vez mais atraente aos olhos dos visitantes. Mas por que isso aconteceu? O que fez a cidade ganhar esse gigantesco aumento populacional?
De acordo com o Censo do IBGE de 2022, Praia Grande foi o município que mais recebeu novos moradores em toda a região da Baixada Santista. Ou seja, representando um aumento populacional de 33,5%.
Praia Grande, nos últimos anos, passou por uma mudança radical em relação à modernização de infraestrutura, com investimentos em desenvolvimento, acessibilidade e urbanização. Esse avanço fez brilhar os olhos de turistas que visitam a cidade, assim como famílias que desejam morar em Praia Grande.
Veja como era a orla de Praia Grande no passado e como é Praia Grande em 2025
De fato, a cidade desmistificou sua sentença de “cidade de veraneio” com tantas mudanças. Além disso, ganhou um grande número de moradores fixos desde a pandemia de 2020 e isso deve aumentar ainda mais nos próximos anos.
A jornalista Esther Zancan, do blog Farol PG, fez um texto bem bacana explicando qual é o tamanho máximo da construções de Praia Grande (2020).
” Segundo a Prefeitura de Praia Grande, por meio da Subsecretaria de Comunicação, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) limita a altura de construções em Praia Grande em 154 metros de altura. A Prefeitura limita o número de unidades nos edifícios residenciais utilizando um coeficiente de cálculo levando em conta a área do empreendimento. Esse coeficiente é 15. Então, divide-se a área do terreno por este número para se chegar a quantidade de unidades possíveis. No caso de comércio, o coeficiente varia, a partir de 15, podendo chegar à 100, de acordo com a zona predominante, seja comercial, residencial ou mista”.
História da Praia Grande
As terras que hoje fazem parte da Praia Grande antes pertenciam a São Vicente. Porém, a cidade teve sua emancipação política definitiva em 1967. Depois de muita revolta e manifestações, a cidade ganhou uma administração própria e autonomia para eleger prefeito e vereadores.
O curioso é que, no CENSO do IBGE de 2022, PG superou a mesma São Vicente como a segunda maior cidade (em número de habitantes) da região.
No Instagram Juicy Praia Grande, você encontra notícias suculentas sobre a cidade que mais cresce no litoral de São Paulo.