Participe da 7° Caminhada dos Emancipadores de Praia Grande
Comemorando seu 58° aniversário em 2025, Praia Grande presenteia os moradores com a 7° Caminhada dos Emancipadores no dia 19 de janeiro (domingo), com saída às 8 horas.
A programação desse ano está imperdível. O tema é “Os quatro elementos da natureza: Água, Fogo, Terra e Ar”. Além disso, o percurso tem diversos pontos interativos representando a temática ao longo de 3 km.
Já é possível fazer sua inscrição, de forma completamente gratuita e os participantes ganham uma camiseta inédita do corrida. No total, são 4 mil vagas, então não perca tempo e bora participar!
O percurso se inicia na Praça dos Emancipadores e segue por toda a extensão dos bairros do Boqueirão, Duque de Caxias, Canto do Forte, seguindo pela Avenida Ecológica. E o destino é a Praça Duque de Caxias.
Mas por que a emancipação de Praia Grande é tão celebrada? Há uma razão por trás dessa grande movimentação? Continua lendo que te explicamos isso!
O processo de emancipação da Praia Grande
Além de promover a atividade física aos moradores da Praia Grande, a Caminhada dos Emancipadores nasceu com o intuito de comemorar a tão sonhada autonomia da cidade. Um processo que foi difícil e que demandou muito dos praia grandenses.
A cidade, por muitos anos, lidou com problemas como falta de saneamento, escolas, transporte, hospitais, abastecimento de água, luz e vias de acesso. Isso tudo tudo dependia das decisões da Prefeitura de São Vicente. Porém, graças à força e à insistência da população, houve o plebiscito de 1963, no qual finalmente as vontades do povo foram ouvidas.
Apenas em 19 de janeiro de 1967 a emancipação de fato aconteceu. O político Nicolau Paal se tornou o interventor federal do município. A primeiríssima eleição da cidade aconteceu em 15 de novembro de 1968, quando Praia Grande elegeu Dorivaldo Loria Junior.
Gostou do conteúdo? Quer ficar por dentro do que tá acontecendo na Praia Grande? Acompanha a rede mais suculenta da região pelo Instagram @juicy.praiagrande.