Esse conteúdo é uma parceria com Atomic Solutions

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

5 maneiras como a tecnologia impacta na eficiência do Porto de Santos

As tecnologias inteligentes vêm provocando mudanças profundas na eficiência e sustentabilidade dos portos brasileiros e mundiais. E, no Porto de Santos, não é diferente. Já falamos aqui sobre Internet das Coisas (IoT) e cibersegurança. Mas e como essas tecnologias afetam positivamente a operação?

A resposta é mais simples do que parece. Elas permitem otimizar esses processos cotidianos, reduzir o impacto ambiental e melhorar a segurança.

A inovação se revela essencial para que os portos brasileiros se tornem mais competitivos no mercado global. E é fato que as tecnologias inteligentes levam a isso.

www.juicysantos.com.br - 5 maneiras como a tecnologia impacta na eficiência do Porto de Santos

Sugestões para você

Veja 5 maneiras como o setor portuário ganha com as tendências de inovação

1. Mais equipamentos elétricos

De olho em mais produtividade e sustentabilidade, além de economia, a eletrificação de equipamentos contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

2. Calado dinâmico

A tecnologia desenvolvida pela startup brasileira Argonáutica. Esta ferramenta permite aos navios saberem em tempo real a profundidade dos canais de acesso aos portos, o que aumenta a segurança e a agilidade nas operações de atracação.

O calado dinâmico já está em teste em alguns portos do Brasil, como o Tecon Salvador e o Portocel, no Espírito Santo. No Portocel, os testes já permitiram a ampliação da margem de manobra em mais de um metro de profundidade, resultando em ganho de 415 horas de operação.

No Porto de Santos, a ferramenta reduziu a quantidade de horas em que a atividade marítima ficava suspensa de 180 horas para 8 horas.

3. Computação em nuvem

O compartilhamento de dados de forma segura se mostra fundamental para a implementação de diversas soluções inteligentes em portos, como o já citado calado dinâmico e a monitorização remota de embarcações.

4. Automatização de sistemas

Essa é uma tendência crescente nos portos do mundo, incluindo os portos brasileiros.

Os caminhões autónomos portuários, por exemplo, podem ser um caminho interessante para a automatização de processos logísticos.

E mais: drones já estão em uso para diversas finalidades em portos, como inspeção de infraestruturas, monitorização de cargas e segurança. E as possibilidades só crescem.

5. Blockchain

A blockchain consegue melhorar a segurança e a transparência nas transações logísticas, bem como para rastrear cargas ao longo da cadeia de abastecimento.

Os portos brasileiros ainda estão no começo da trilha de inovação. Mas seus benefícios já aparecem no desenvolvimento e nos resultados, na redução de custos e na sustentabilidade.

Avatar
Texto por