Texto porLudmilla Rossi
Santos

Use sua memória e guarde a sujeira eleitoral

Em instante já saberemos quem estará no poder nos próximos 4 anos. Venceu o melhor. Ops, não, venceu o que fez a melhor campanha. Geralmente é o que mais tem dinheiro para isso, como bem conhecemos o mercado publicitário (existem exceções, mas são MUITO raras). Venceu aquele que conseguiu escalar e falar com a massa. Mas isso não importa. Como uma eterna otimista vou acreditar que os eleitos estão cada vez mais conscientes que devem fazer o melhor. Esse post é para dar uma forcinha para a memória de todo mundo.

Primeiro, vamos falar do lixo eleitoral. Vamos guardar esses números que estão nas fotos. Vamos lembrar de quem mandou SMS pedindo desculpas por estar fazendo “campanha limpa” e mesmo assim jogou seu lixo eleitoral nas ruas.

Não há nada mais absurdo do que esse desperdício. Entenda por que isso acontece: quando um candidato encomenda à gráfica, não há como prever o número certo de santinhos ou flyers que precisam ser impressos. E geralmente se trabalha com uma margem maior (ou dependendo do patrimônio pessoal do cara) muito maior do que o estimado.

E quando chega o dia da eleição, tipo hoje, esses pacotes com santinhos ainda estão nos comitês guardados. O que os candidatos fazem? Ampliam o potencial de investimento… afinal ninguém gosta de jogar dinheiro no lixo. Então o “último job” das equipes montadas para as campanhas equivale a jogar toda essa merda no ventilador esperando que alguém goste de seu cheiro.

Olhem bem as imagens abaixo. Olhem os números que aparecem. Anotem. Voltem aqui no Juicy Santos.

Durante quatro anos esse post estará no ar para lembrá-los de quem fez isso em 2012, não merecerá seu voto em 2016. Vamos guardar essa sujeira eleitoral na memória. E não vamos esquecer a hipocrisia dos candidatos que dizem “amar a cidade”, mas estão deixando que suas equipes a emporcalhem.

Foto do arquiteto Daniel Cardozo

Foto do músico (e candidato) Victor Panchorra

Foto do músico (e candidato) Victor Panchorra

Foto da blogueira Paula Brasil

Foto da Melissa Martins