Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Seu cachorro tem problema de coluna?

Você sabia que, assim como nós, os cachorrinhos também sofrem com as dores nas costas?

Esse problema é muito frequente em raças como os salsichinhas, em cães grandes e, claro, naqueles que já têm mais idade.

Conversamos com a veterinária Paola Monte Alegre Américo, da Clinvet, pra saber como melhorar a qualidade de vida desses pets.

A médica veterinária, que também atua como professora de Técnica Cirúrgica e Patologia Cirúrgica da Unimes, nos explicou que as principais patologias de coluna são as hérnias de disco e protusões de disco.

“Elas causam muita dor e podem até levar à paralisia. A raça salsichinha (daschund) é mais predisposta, por conta da sua anatomia. Como são compridos, têm uma certa instabilidade na coluna. Já tive paciente dessa raça que morreu como resultado de uma hérnia”.

cachorro-johnny

E isso não dá só em cachorro mais velho, não: a idade média em que essas patologias aparecem nos salsichas é entre 4 e 6 anos.

Os sinais

Quando o cão passa a evitar subir em móveis, escadas ou outros locais que antes costumava escalar, isso pode ser um indício de que está sentindo dor.

Os donos também precisam prestar atenção no comportamento persistente durante os passeios: parar, sentar, querer retornar pra casa ou até mesmo se recusar a sair significam a mesma coisa.

“Ao contrário do que as pessoas acreditam, os cachorros não choram de dor, então essas são coisas que apontam o sofrimento”.

Nos casos mais avançados, eles começam a mancar, o que é bem sério.

Como para os humanos, há alguns fatores que favorecem o aparecimento das dores, como a idade, o sobrepeso e o excesso de atividade. Subir em uma cama alta dando impulso várias vezes ao dia por um determinado período de tempo, por exemplo, pode extenuar o animal.

Existem casos drásticos, em que o dono está brincando com o cão e ele fica paralisado!

O profissional faz uma avaliação neurológica minuciosa para entender qual o tratamento mais indicado para cada paciente. Às vezes, é necessária uma tomografia para fechar o diagnóstico com maior certeza.

Como tratar?

As técnicas para aliviar a dor nas costas no cachorro se aproximam muito daquelas utilizadas conosco.

Além da medicação (analgésicos e antiinflamatórios), os veterinários hoje podem lançar mão de acupuntura, fisioterapia e, em último caso, cirurgia de urgência para tratamento.

Nesse último caso, a recuperação exige muita paciência e persistência.

E quando a gente vê aqueles cachorrinhos em cadeira de rodas? Paola ressalta que essa é uma solução final e que a vida fica bem limitada. O dono precisa redobrar os cuidados com o cão especial.

Clinvet

Aberto em 2003, o hospital veterinário Clinvet tem, sob a coordenação de Paola, uma equipe super capacitada para atender esses casos.

Oferece, além de cirurgias de alta complexidade, serviços veterinários diferenciados, como acupuntura, fisioterapia, exames, atendimento de animais silvestres e odontologia, entre outros.

A unidade principal, que fica na Praça Cel. Fernando Prestes, 46, Aparecida, atende 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados.