Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Como cuidar de um cão de grande porte?

Você tem ou sonha em ter um cão de grande porte?

As raças, normalmente, passam imponência e ganham os olhos dos apaixonados por animais. Por isso, é comum encontrarmos vários exemplares em um passeio pela orla, sendo os mais frequentes labrador, golden retriever, pastor alemão, rottweiler e bernese mountain.

Apesar de lindos, esses cães precisam de cuidados e atenção especial.

O Juicy Santos conversou com a veterinária Paola Monte Alegre Américo, da Clinvet, para saber como proporcionar uma melhor qualidade de vida para esses bichinhos.

cao-grande-porteImagem: 

A médica veterinária, que também atua como professora de Técnica Cirúrgica e Patologia Cirúrgica da Unimes, nos explicou que a primeira coisa a fazer é lembrar que esses cães precisam de atividades físicas regulares.

“É importante que as pessoas tenham consciência que, se querem um cão de grande porte, ele vai ter muita energia e precisa gasta-la. Não adianta colocar o bichinho dentro de um apartamento e esperar que ele fique calmo durante todo o dia”, explica.

Ainda segundo ela, quando o animal passa a ter uma vida centrada em piso liso – comum em apartamentos, por exemplo – ele deixa de ser um cão musculoso e passa a só comer e dormir. A perda dessa característica pode ocasionar problemas nas articulações.

Principais doenças

Entre os casos mais comuns no dia a dia da ClinVet, estão os relacionados às doenças articulares e coluna. Um fato curioso é que, apesar desses problemas serem recorrentes, em grande parte das consultas ele [o problema] não é o fator que resultou na visita.

Isso acontece porque os cachorros não choram ou resmungam ao sentirem dor.

“Eles procuram uma forma de amenizar a dor. Assim como nós fazemos quando temos um bico de papagaio, por exemplo, eles adaptam o andar”.

Então, fique atento! Se o seu cachorrinho estiver rebolando por aí, não é charme, e sim um indicador de que algo está muito errado. Outros sinais são: mancar de uma ou duas patas; deixar de subir escadas ou pular na cama; forçar o cominho de volta para casa logo no início dos passeios e qualquer característica que mude de forma abrupta o seu comportamento.

Nessas situações, existem duas saídas. A primeira é a retirada da dor em centro cirúrgico e a segunda, o tratamento por meio de medicação.

“Vale ressaltar que, muitas vezes, eles têm doenças articulares que são congênitas, ou seja, vêm de nascença. Por isso é tão importante estar atento e fazer check-up anualmente. O diagnóstico pode ser fechado logo depois dos 12 meses e o paciente passa a ter um acompanhamento”.

A doença do Marley (de Marley & eu)

Outra motivação de visitas ao consultório veterinários no mais diversos horários é a Torção Gástrica. Trata-se de um giro de 180° a 360° do estômago do animal, em que canais de saída e entrada de gases e alimentos ficam obstruídos.

Esse é o problema que o Marley, do filme Marley & Eu, apresentou.

“Essa é uma doença que pode acontecer quando o cão come mais do que deveria e sai correndo logo em seguida, ou em animais de maior idade. Nesses casos, vai pro centro cirúrgico o mais rápido possível”.

cao-grande-porte2Imagem: Golden Retriever Dog Club

Isso acontece por conta de os pets serem quadrúpedes e, por isso, terem o estômago praticamente pendurado. A equipe cirúrgica rotaciona o órgão para o local correto e o fixa na parede do abdômen, para que ele não rode novamente (como aconteceu no filme).

Então, se você perceber que o seu cachorro grande esta com a barriga inchada ou demonstrando dor abdominal, ao deitar de lado, por exemplo, procure uma clinica veterinária o mais rápido possível.

Clinvet

Aberto em 2003, o hospital veterinário Clinvet tem, sob a coordenação de Paola, uma equipe super capacitada para atender esses casos.

Oferece, além de cirurgias de alta complexidade, serviços veterinários diferenciados, como acupuntura, fisioterapia, exames, atendimento de animais silvestres e odontologia, entre outros.

A unidade principal, que fica na Praça Cel. Fernando Prestes, 46, Aparecida, atende 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados.