19/05/2017 Por Victória Silva Pets

Campanha de doação de sangue para cães na Unimonte

Campanhas de doação de sangue são recorrentes na mídia e redes sociais.

Por isso, provavelmente, todos sabem que doar sangue pode salvar vidas e é um ato de amor ao próximo. Mesmo assim, os bancos de sangue aqui de Santos e de diversas partes do países vivem em seu limite mínimo e, em casos de necessidade, é preciso apelas para amigos e familiares.

É assim nos hospitais e também nos hospitais veterinários.

cachorroImagem: Matthew Wiebe

Você não entendeu errado, cães também podem precisar de sangue. Isso é bem comum em casos de atropelamentos e câncer, por exemplo. Mas pouca gente leva os cachorríneos para doar.

Uma campanha da Unimonte pretende mudar isso: até o dia 27 de maio, o curso de Medicina Veterinária da universidade realiza campanha de doação de sangue para cães.

Segundo estimativas, uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de três animais.

Faça a sua parte

A coleta é feita das 11h30 às 17 horas, no Centro Médico Veterinário Unimonte (Rua Julio de Mesquita, 210, Vila Mathias).

Para participar da mobilização, existem alguns pré-requisitos. O cãozinho precisa ter entre 1 e 8 anos, estar acima de 25 quilos, ser vacinado e vermifugado. Se o doador for fêmea, não pode estar gestante ou no cio. É necessário ainda que o animal tenha temperamento dócil e controle de pulgas e carrapatos em dia.

O processo todo costuma durar em torno de 15 minutos – é feito por médicos veterinários, com o apoio dos estudantes – e é retirada uma média de 450 ml de sangue.