Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Casulo Cultural: novo espaço para as crianças em Santos

Crianças agitadas na escola e estáticas em casa. Você já viu essa cena?

Bastante comum, esse padrão de comportamento está ligado à falta de espaço das nossas casas e apartamentos – cada vez menores, em comparação com os corredores e pátios escolares. Fora que, hoje em dia, os condomínios ganharam o lugar da rua como cenário das brincadeiras. 

Para esse problema, a sugestão de avôs, tios, pediatras costuma ser a mesma: “coloca essa criança para se mexer!”.

Se você já ouviu essa frase, mas não tem ideia do que fazer no contraturno escolar, saiba que Santos acaba de receber um espaço pensado especialmente para essa finalidade: o Casulo Cultural.

Casulo Cultural (3) - CopiaImagem: Reprodução

Trata-se de um local desenvolvido para crianças a partir de 4 anos de idade, que oferece atividades extracurriculares ricas em aprendizado, para que elas desenvolvam suas habilidades de maneira criativa e livre.

“Larguei a Engenharia Química para me dedicar à maternidade. No lugar do doutorado, eu devorei livros sobre pedagogia e, mais tarde, fui para a faculdade para aprender ainda mais”, comenta Alice Braga, que sentiu a necessidade de um espaço para suas crianças e criou o serviço.

Infraestrutura

Com atividades de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 ou das 12h30 às 18 horas, o Casulo Cultural oferece aulas de arte, música, culinária, circo, corpo/expressão e laboratório de engenhocas.

Atividades como circuitos motores, jogos de tabuleiros, jogos cooperativos e brincadeiras tradicionais completam a carga horária.

Um diferencial bem bacana é o apoio pedagógico. Em ambos os turnos as crianças contam com a ajuda de uma professora para executar nas tarefas da escola, na preparação para provas e na revisão do conteúdo escolar.

“Será um espaço livre para o brincar, mas com desafios motores e cognitivos, contato com a natureza e um pouco de ócio também. Porque, às vezes, também é preciso apenas não fazer nada”, detalha.

Chefe de Papinha

Para completar, o Casulo Cultural terá um espaço reservado para a nova cozinha da Chefe de Papinha.

Quem frequentar um dos períodos no Casulo Cultural fará aula de culinária às quartas-feiras, em que aprenderá receitas na prática e ainda descobrirá a importância de descascar mais e desembalar menos.

Nesse conceito, as crianças verão de onde vem um tempero, por exemplo, colhendo-o da horta no quintal, higienizando-o e usando na receita. Depois, vão experimentar o que foi preparado, aumentando o interesse por novos alimentos e diminuindo a estranheza diante do famoso verdinho, entre outros.

Espaço Chefe de Papinha (1)Imagem: Divulgação

O lanche servido tem o selo da marca, mas também será possível almoçar a comida feita na cozinha mais colorida de Santos, com pagamento à parte.

Nathália explica que o Espaço Chefe de Papinha receberá todos os cursos regulares e aulas particulares que já fazem parte do calendário da empresa, e que também poderão ser ministrados à noite ou aos sábados.

Conheça o Casulo Cultural

Ficou interessado? Entre os dias 20 e 24 de fevereiro, será realizada a Semana da Casa Aberta, para quem tiver interesse conhecer a proposta e o espaço, das 7h30 às 18 horas.

O Casulo Cultural fica na Rua Pasteur, 102, Gonzaga. Mais informações lá no Facebook.