26/12/2017 Por Victória Silva Para comprar

Como escolher e onde comprar espumante em Santos

Quando o ano chega ao fim e as metas para os próximos 365 dias são boas, vale fazer um brinde. Ou pra virar a página do calendário e da vida também.

O espumante tem que estar no mesmo nível da comemoração.

Se a sua festa de ano novo for em grande estilo, não esqueça: não basta ter uma bebida de qualidade, é importante que ela harmonize com o cardápio da noite. Assim você garante que os sabores serão ressaltados e a experiência vai ser ainda melhor.

espumante

Essas combinações trazem uma série de dúvidas, por isso o Juicy Santos conversou com o sommelier Thiago Martins dos Santos, da Enoteca Decanter de Santos, para descobrir como fazer a melhor escolha possível.

Dicas

A primeira dica: o que diferencia os estilos de espumante é a quantidade de açúcar. Quanto menos açúcar, mais seca a bebida.

Brut Nature, o mais seco
Brut também seco, porém com um pouco mais de açúcar
Demi- Sec, o mais doce

Para acompanhar canapés e petiscos em geral, a sugestão é os espumantes do estilo brut. Para aquela ceia clássica, a recomendação é continuar no brut, mas agora no estilo rosé. E, para as sobremesas, deve-se equilibrar os níveis de doçura da sobremesa e do espumante.

“Por exemplo, um bolo à base de frutas vai bem com um espumante doce, como os nacionais feitos com a uva moscatel”.

Onde comprar

Dois endereços aqui em Santos podem atender sem dificuldade a sua procura.

A Laticínios Marcelo Import tem 1500 rótulos de vinhos na adega, sem contar espumantes, licores e destilados. São duas unidades, uma na Rua Lobo Viana, 54, Boqueirão e outra no Shopping Parque Balneário, loja 52 (andar térreo), Gonzaga.

O primeiro endereço tem feira de orgânicos toda quinta-feira, então dá para garantir a bebida e os ingredientes da ceia.

Por sua vez, a Enoteca Santos deixa o sommelier Thiago à disposição dos clientes para tirar estas e outras dúvidas lá na Av. Azevedo Sodré, 144, Gonzaga.