Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Livro Tempero Santista mostra encontros gastronômicos em família

  • 8
    Shares

Pais e filhos e avôs e netos que se divertem juntos na cozinha.

Esse é o mote do livro Tempero Santista, que está em sua nova edição após uma tiragem de sucesso em 2016.

Trata-se de um livro de receitas baseado nos preparos de personagens que fazem o dia a dia de Santos. A ideia principal, aqui, está em resgatar memórias de infância, reunir a família, experimentar e testar novos sabores no ambiente mais familiar de todos: a cozinha.

www.juicysantos.com.br - tempero santista livro

Parte da renda da publicação, lançada na Santos Arquidecor, vai para as obras sociais da Associação dos Ex-Alunos do Colégio Stella Maris (AEA), fundado em 1966 e que conta com a Creche Madre Alix, o Centro de Convivência Santa Rita, abrigo para crianças de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social, e um centro profissionalizante para jovens de 13 a 17 anos.

Falando em Santos Arquidecor, vale comentar que, neste ano, uma novidade bem bacana é que algumas das receitas publicadas estão no cardápio do restaurante oficial do evento, o Surreal by Renata Gaia, até o dia 15 de julho, quando termina a mostra.

www.juicysantos.com.br - livro tempero santista

Tempero Santista: Eu e Eles

Com edição de Érica Amores (Conteúdo Empresarial) e fotos de Ng Chinang e Daniela Haddad, o livro traz 27 receitas elaboradas a quatro mãos por empresários, comerciantes e profissionais liberais que colaboram para a cultura e economia da Baixada Santista.

“Qual família não tem uma receita especial, aquela que todo mundo ama lembrar? É muito prazeroso ensinar aos filhos e netos as receitas mais tradicionais que fizeram parte da infância dos gourmets ou até mesmo reunir todos na cozinha para novas experiências culinárias. Proporcionar esse momento de união familiar é único e inesquecível!”, ressalta a idealizadora do projeto, Silvana Barros.

Tem receitas de entradas, como o ceviche nikkei, homus e a salada integral com salmão e abobrinha; pratos principais, como a carne do sol do Cerrado, meca santista e filé mignon ao molho de chocolate; drinques, como o gin tônica e até sobremesas, como biscoitos natalinos de pão de mel.

www.juicysantos.com.br - tempero santista

Assim, o projeto Tempero Santista revisita o projeto de 2016 Homens na Cozinha, que revelou talentos gastronômicos de personalidades conhecidas na cidade e que rendeu dois belos livros de receitas, com sucesso de crítica e de público.

O livro custa R$ 30 e estará disponível para compra na Santos Arquidecor.

“Ao investir em uma causa social por meio de novos projetos como o deste livro, propagamos dons e sabores muito especiais”, afirma Silvana.

A Santos Arquidecor fica na Av. Francisco Glicério, 655, Gonzaga. A entrada na mostra custa R$ 30 (passaporte)