30/01/2018 Por Victória Silva Novidades gastronômicas, Para comer e beber

Festival gastronômico destaca o cambuci

Você sabe o que é cambuci?

De maneira resumida, essa é uma fruta típica da Mata Atlântica, que tem um sabor bem diferente do que os nossos paladares estão acostumados e uma versatilidade incrível dentro da cozinha.

Eu conheci esse sabor há pouco tempo. Em uma visita ao Salada Paulistana aqui de Santos, conheci o licor de cambuci.  Adorei. E, por isso, fiquei muito feliz em saber que, em fevereiro, a Baixada Santista terá um festival gastronômico dedicado a outras receitas com a fruta.

Caminhos do CambuciImagem: Reprodução

Anota aí na agenda. 

Nos dias 3 e 4 de fevereiro, das 9 às 18 horas, um festival gastronômico em Cubatão destaca as riquezas do Cambuci.

Intitulado Caminhos do Cambuci, o evento acontece no Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, sem número, Centro de Cubatão) e promete apresentar o sabor da fruta nos mais diversos formatos em possibilidades que vão agradar a diversos paladares.

Na verdade, o mês de fevereiro marca o início da época do cambuci, que vai até junho.

Se você está curioso, a gente te adianta. O cambuci tem aroma doce e o sabor mais azedinho (algo parecido com o umbu) e pode estar tanto em receitas doces quanto nas salgadas. Sendo assim, vá preparado para geleias, compotas, drinks, sorvetes, temperos, antepastos e cachaças.

Para ficar ainda melhor, durante o evento acontecem oficinas para ensinar algumas receitas com o ingrediente e como cultivar a planta, se a sua casa tiver espaço.

Descobrimos que essa é uma espécie vegetal ameaçada de extinção, então vale a pena colocar uma mudinha no seu jardim.

A fruta tem um formato bem inusitado, que lembra um disco voador. Outra curiosidade: os índios nativos da Serra do Mar a chamavam de kamu’si – pote d’água em tupi-guarani.

Festival Gastronômico do Cambuci

O festival acontece sábado e domingo (3 e 4 de fevereiro), das 9 às 18 horas, no Parque Anilinas, que fica na Av. Nove de Abril, sem número, Centro de Cubatão.

Chame os amigos que gostam de provar coisas novas e passem por lá.