Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Red Bull busca projetos de soluções urbanas inovadoras

Mudar a cidade por meio da tecnologia e da criatividade.

Se essa é a sua praia, tem oportunidade na área: o Red Bull Basement, em São Paulo, está em busca de 5 projetos em fase inicial para desenvolver soluções urbanas como residentes no espaço ainda neste ano.

www.juicysantos.com.br - espaço maker da red bull em spFoto: Felipe Gabriel / Red Bull Content Pool

Até dia 28 de maio, programadores, makers, designers, arquitetos, engenheiros, estudantes e demais interessados podem inscrever suas ideias no site Red Bull Basement e baixar o edital.

Já pensou que bacana ter uma ação da Baixada Santista se desenvolvendo por lá?

Os residentes terão à disposição um makerspace com equipamentos para prototipagem dos projetos, além de palestras e workshops paralelos pra se capacitar sobre diversos temas. Quando prontos, os projetos desenvolvidos estarão em uma plataforma compartilhada.

Quem pode participar do Red Bull Basement?

Entre os temas possíveis, tem agricultura urbana, produção de energia limpa, saneamento, mobilidade, saúde e bem estar e economia circular, mas qualquer ideia inovadora que tenha como meta melhorar a vida nos centros urbanos pode entrar.

www.juicysantos.com.br - red bull basement espaço maker em spFoto: Felipe Gabriel / Red Bull Content Pool

Pra ter uma ideia, nas edições anteriores, foram desenvolvidos desde projetos como a criação de um pluviômetro caseiro (foto) até salas móveis e outros voltados à reflexão sobre as cidades, como um mapa colaborativo ligado a um aplicativo ou um banco sensível ao toque humano – esse da foto que abre a matéria.

A lista com os escolhidos sai em 12 de junho e a residência rola de julho a setembro no Red Bull Station, espaço cultural no centro da capital paulista. A ideia é estimular a troca de conhecimentos entre os participantes, gerando soluções urbanas que possam ser compartilhadas.

Além do acesso ao makerspace e à plataforma de divulgação, os criadores terão mentoria com gente muito legal em diversas áreas: Andrei Speridião (design e tecnologia), Gabriela Augustini (empreendedorismo), Mauricio Jabur (hardware), Thiago Avancini (criatividade e tecnologia) e Wesley Lee (design). Também participarão do processo mentores convidados e um monitor em residência, que auxiliará em questões práticas cotidianas no laboratório maker.

O Red Bull Basement em SP não se restringe apenas ao programa de residência para desenvolvedores de tecnologia. Ao longo do ano, também rolam atividades abertas ao público geral no makerspace e, em agosto, os interessados pela cultura maker também poderão participar de um festival com palestrantes nacionais e internacionais falando sobre cidades e tecnologia.