09/08/2018 Por Flávia Saad Empreendedorismo

Ana Laura: a empreendedora de 23 anos por trás da iClothes

A culpa da iClothes é da Miley Cyrus.

Se não fosse pela cantora americana de Wrecking Ball, a vida de Ana Laura Lobo talvez hoje estivesse na mesmice do esquema faculdade/estágio/rolê.

Em 2011, Miley fez show no Brasil e, como fã de carteirinha, Ana Laura e amigos estavam com ingressos em mãos para assistir à apresentação da moça em São Paulo. As meninas queriam ir uniformizadas com uma camiseta temática de Miley, mas não acharam nada de bacana. A mãe de Ana, Rita, buscou em uma lista telefônica por lugares para fazer camisetas personalizadas em Santos.

Enquanto isso, Ana era aprendiz no setor público, estudava no Ensino Médio à noite, fazia SENAI e aulas de Inglês (ufa!) e passava o tempo assistindo a tutoriais de Photoshop e Corel Draw no YouTube. Em pouco tempo, começou a dominar as ferramentas e fez o design da camiseta do show da Miley. Resultado: toda a galera na fila pirou no modelo.

www.juicysantos.com.br - ana laura iclothesFotos: Francisco Sá

“As pessoas paravam para me perguntar onde eu tinha comprado a camiseta. Com o incentivo de uma amiga, comecei a pegar encomendas de camisetas não só da Miley, mas também da Demi Lovato e dos Jonas Brothers, enfim, dos cantores pop que estavam em alta na época”, conta Ana Laura. 

A página do Facebook saiu logo depois. O nome, iClothes, veio da admiração por Steve Jobs e do “i” de inovação – ela queria transformar o mercado com modelos, estampas e qualidade que camiseta de banda geralmente não tem.

Divulgação de raiz

Ana Laura nem tinha chegado aos 18 anos e começava sua jornada empreendedora. Fez panfletos em papel sulfite e entregava na escola e no estágio, oferecendo as camisetas. Pegava referências no Tumblr e colocava no tecido.

No primeiro ano, entregava uma média de 20 camisetas por mês. Atualmente, em 2018, faz cerca de 1.000 unidades mensais. E, em meses de pico, chega a produzir mais que o dobro.

Mesmo super nova, a garota enxergou o nicho dos shows que rolavam em Santos como o local ideal pra expandir sua ideia. Quando bandas nacionais, como NX Zero, Aliados, Restart e Gloria, por exemplo, tocavam na cidade, ela colocava em produção camisetas deles para vender junto com sua mãe e irmã na porta da Capital e do Portuários, por exemplo.

Algum tempo mais tarde, começou a formar um relacionamento amigável com os organizadores e conseguiu espaço dentro das casas noturnas e clubes.

Dois anos depois de iniciar o negócio, Ana Laura (que nem tinha se graduado no Ensino Médio ainda!), passou a fornecer uniformes para empresas e camisetas de formatura em Santos e região. Embora a loja fosse mais um hobby, já dava sinais de crescimento e rentabilidade.

“Eu percebia que o grande diferencial estava no bom atendimento e na qualidade. Sou bem perfeccionista e não vendo algo que não compraria. Então fui estudar pra estar sempre na ponta nesse sentido”, conta Ana Laura. 

Primeira contratação

Em 2014, após 3 anos terceirizando a produção, chegou a hora de ter uma confecção própria e contratou a primeira costureira.

A iClothes é a fornecedora oficial das camisetas do Juicy Santos e nós temos muito orgulho de falar que ela remunera sua mão de obra de forma justa e ética, empregando mulheres e aumentando sua autoestima quando se fala de moda e trabalho.

www.juicysantos.com.br - camisetas do juicy santos

Nessa época, também viu potencial no ainda carente mercado plus size e aumentou a grade de tamanhos e modelos.

Na hora de escolher a faculdade, Ana Laura trocou Biologia por Moda na Esamc Santos – muito influenciada pelo o que estava vivendo na prática e cheia de vontade de aprender mais sobre o mercado em que já estava atuando.

“Entendi na faculdade que a camiseta conta uma história e isso tento reproduzir sempre na iClothes. Ela é um meio de comunicação. Mas não tinha essa percepção até entrar na faculdade”, reflete. 

O contato com o mundo acadêmico também ajudou a empresa a subir mais degraus: conversando com profissionais de Marketing, Relações Públicas, Jornalismo e outras áreas, Ana Laura aperfeiçoou seus processos para conseguir ampliar o atendimento.

www.juicysantos.com.br - iclothes ana laura

Mas, como Ana Laura não para, ela resolveu cursar outra faculdade! Sim, ao mesmo tempo em que faz Moda, entrou em Publicidade e frequenta as duas simultaneamente. Ou seja, mais uma prova de que a empreendedora não é só super criativa, obstinada e organizada, como também determinada e cheia de vontade!

E ela enfatiza que isso só é possível graças à ajuda da família, do namorado e dos amigos.

“Tive MUITA ajuda e incentivo deles em todos os momentos e fases. E meus pais, irmã e avós também têm um papel fundamental na minha trajetória, eu não estaria aqui sem eles. São eles que me apoiam nas decisões difíceis e estão lá nos eventos e na divulgação da marca”, diz Ana Laura.

A iClothes faz qualquer camiseta – mesmo!

Em 2015, colocou no ar o primeiro site, com o diferencial de que o cliente pode montar sua camiseta online, escolhendo cor, tamanho, modelo e estampa ou enviando o design de sua preferência. Especialmente, bomba no Instagram hoje em dia com as camisetas personalizadas que despacha para todo o Brasil.

Você pode estampar qualquer coisa em uma camiseta pelo site da iClothes.

E seu caminho está apenas começando…

Depois dessa história incrível, só temos uma coisa a dizer: obrigada, Miley!

Share Button