16/06/2017 Por Renato Melo & Regina Santucci Cursos e palestras

Santos recebe cursos profissionais de cerveja

Se você sempre sonhou em trabalhar com cerveja, sua hora é agora.

O Juicy Santos começa hoje uma série sobre a onda de cursos sobre o assunto que chegam a Santos, que vão desde o básico até a formação profissional. Em breve, vamos dedicar matérias individuais para os principais cursos para tirar todas as suas dúvidas.

Um dos mercados que mais crescem no país, o segmento de cervejas artesanais teve um boom há cerca de dois anos e ganha cada vez mais adeptos. Sendo assim, ao mesmo tempo que bares, restaurantes e empórios começam a oferecer cada vez mais este tipo de produto, falta mão de obra qualificada na região.

Curso Básico em Cerveja – 26/6

senac-basico-cerveja

Com início no dia 26 de junho, o curso básico em cerveja será realizado no Senac Santos e é um pontapé inicial para quem quer começar a se profissionalizar.

Ele tem como foco a apresentação dos principais estilos das 4 escolas cervejeiras. Não é necessário nenhum conhecimento prévio e é recomendado para pessoas que queiram saber mais sobre o assunto ou que desejam trabalhar em bares e restaurantes que já apresentam algumas opções aos clientes.

Serão 5 encontros, de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h30.

Já existe uma outra turma marcada para novembro, no entanto com encontros apenas aos sábados. Inscrições abertas.

Curso de Harmonização com Cerveja – 10/7

senac-harmonizacao

O curso de harmonização será no início de julho, também no Senac Santos. Ele tem como objetivo apresentar a compatibilidade entre alimentos e cervejas. No entanto, para fazer este curso, é necessário ter o curso básico em cerveja ou conhecimento equivalente.

A carga horária total é de 30 horas e serve para interessados em atuar na área de turismo e alimentação.  Inscrições abertas.

Sommelier de Cervejas – 26/8

science-of-beer-carolina-oda

Carolina Oda, sommelier e professora

Pela primeira vez, a cidade de Santos recebe o curso de Sommelier de Cervejas. Trata-se da formação mais completa pra quem deseja atuar na área, tanto na região quanto em localidades como São Paulo e ABC.

Ao todo, são 4 finais de semana de agosto a novembro, trazendo profissionais renomados de todo o país. Um dos grandes destaques é a sommelier Carolina Oda, colunista do Estadão.

O Sommelier de Cerveja é promovido pelo Science of Beer Institute, de Santa Catarina, e tem carga horária de 80 horas/aula, que mesclam teoria e prática. Esse curo vai rolar no Restaurante Yê.

As turmas são reduzidas, melhorando a interação entre colegas e professores. Os alunos aprendem sobre história da cerveja, matérias-primas e processos, análise sensorial, bases de gastronomia e introdução à harmonização e noções de outras bebidas como destilados, café e vinhos.

Outros locais da região entram como parceiros cedendo seus profissionais para lecionar, como o Mucha Breja e a REVO Coffee.

Por ser um curso profissionalizante, o aluno deverá passar por prova teórica, prática às cegas e prova prática julgando cervejas. Inscrições abertas. Dúvidas: [email protected].

Curso de Produção de Cervejas – 5/8

curso-producao-cerveja-mucha-breja

Primeira turma de Produção de Cervejas

Ministrado pela Sinnatrah, primeira cervejaria escola de São Paulo, ele mistura teoria e prática durante um dia todo. Aborda a história e os estilos de cerveja, matérias-primas, equipamentos cervejeiros e modo de preparo completo de uma leva de 20 litros. Não é necessário nenhum pré-requisito para fazer o curso.

O curso será realizado no Mucha Breja, com apoio da Chopp Cerva. Será a quarta turma formada na cidade de Santos. No momento, é o único curso que conta com profissionais atuantes no mercado. Inscrições em breve na página do Mucha Breja.

Off Flavours e Treinamento Sensorial – 2/9

sinnatrah-cervejaria-escola

Outro curso da parceria Sinnatrah, Mucha Breja e Chopp Cerva, esse módulo exige que os interessados tenham já conhecimento prévio de produção ou curso básico em cervejas.

Trata-se de um treinamento sensorial para identificação de off-flavours (defeitos) na cerveja, apontando suas causas e como evitá-los no produto final. Esse treinamento tem como guias um especialista em análise sensorial e mestre cervejeiro.

É indicado tanto para cervejeiros caseiros ou profissionais, como também para outros profissionais do segmento de cervejas (bares, distribuidoras, vendas, sommeliers) a fim de evitar a venda de produtos comprometidos. Inscrições em breve na página do Mucha Breja.