Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

História de Santos é tema de curso com certificação da USP

Se você, assim como nós do Juicy Santos, é apaixonado pela história da cidade, marque na agenda os dias 8, 15, 22 e 29 de outubro.

Nessas datas, o Engenho dos Erasmos oferece um curso muito bacana, com o tema História de Santos nos séculos XIX e XX: moda, consumo e sociabilidades santista.

As aulas acontecem aos sábados do mês de outubro, sempre das 9 às 13 horas. O mais legal: além de gratuito, ao fim do curso os alunos recebem certificado da USP!

santos sec xxImagem: Naval/Painel Museu do Café

Os professores que responsáveis por ministrar as aulas são: Wilma Therezinha F. de Andrade (dia 8/10), Gilvan Leite (dia 15/10), Joana Monteleone (dia 22/10) e Carlos Finochio (dia 29/10).

Dá uma olhada nos assuntos tratados

Ao longo dos séculos XIX e XX, Santos se notabilizou por ser considerada uma das cidades mais importantes do país, pois garantiu concentração de capital nacional e estrangeiro com a modernização do porto e a exportação de café.

Neste período, a sociabilidade de seus moradores foi marcada pelo consumo de bens de serviços e a moda, que ocuparam espaço privilegiado na vida dos santistas e vicentinos, moldando definitivamente a silhueta cultural da região. Os cafés, as casas de secos e molhados, os armarinhos, o comércio, o cinema, a praia e as casas de banho, dentre outros elementos, serão abordados no curso.

Quer saber mais? Então faça a sua inscrição pelo telefone (13) 3229-2703 ou pelo e-mail [email protected]. As inscrições vão até o dia 10 de outubro, ou até o fim das vagas (quantidade não divulgada).

O Engenho dos Erasmos

Muitos santistas já ouviram falar dele, mas nem todo mundo visitou o local ou sabe do que estamos falando. Trata-se de uma Base Avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (USP).

Sua instalação é a mais antiga evidência física preservada da colonização portuguesa em território brasileiro e sua data de construção remonta a 1534.

O espaço foi doado à USP em 1958 e, desde 2004, é sede de uma vasta programação educacional. Tem como objetivo viabilizar o conhecimento interdisciplinar, com contexto histórico, geográfico, arqueológico, arquitetônico, social e ambiental em que as ruínas estão inseridas.

O equipamento funciona diariamente, das 9 às 16 horas, Rua Alan Ciber Pinto, 96, Vila São Jorge.