Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Curso de formação de escritores em Santos

Escrever pra viver ou viver pra escrever?

Muita gente sonha em entrar no mundo literário. E aqui na Baixada Santista, temos ótimos exemplos de gente produzindo obras incríveis, como o Felipe Sali, a Claudia Lemes e a Inês Bari, só pra citar alguns.

Por isso, anote aí: até o dia 22 de março (quarta-feira), estão abertas as inscrições para o primeiro Curso Livre de Formação de Escritores realizado em Santos. E o melhor de tudo – o curso é totalmente gratuito!

Entre os meses de abril e dezembro, os 20 participantes selecionados vão estudar com grandes feras da literatura brasileira e também local na Biblioteca de Artes Cândido Portinari (Centro de Atividades Integradas Milton Teixeira, Av. Rangel Pestana, 150, Vila Mathias).

Com o objetivo de potencializar a literatura autoral e criativa na região, as aulas acontecem sempre às terças-feiras, das 14 às 17 horas e, nelas, os futuros escritores serão estimulados a escrever e refletir sobre textos de ficção, não ficção e poesia, com o apoio de uma metodologia que une suporte teórico a práticas de escrita e leitura crítica.

Além disso, os alunos terão acesso a workshops que tratam sobre as possibilidades concretas de publicação de suas obras.

Inscreva-se no Curso Livre de Formação de Escritores

Para conquistar uma das 20 vagas disponíveis, os candidatos precisam enviar e-mail para [email protected] manifestando a intenção de participar com os seguintes materiais em anexo:

– carta de interesse
– texto autoral de qualquer gênero literário, redigido com fonte Times New Roman de tamanho 12, margens esquerda e direita de três centímetros, e superior e inferior de 2,5 centímetros. Deve ter, no máximo, 2.500 toques.

Depois disso, haverá uma bateria de entrevistas.

Quem ensina

No corpo docente, estão verdadeiras referências da escrita:

– Ciça Lessa (jornalista e organizadora do Coletivo Literatura Clandestina)
– André Argolo (escritor, repórter, editor e documentarista)
– Carolina Zuppo Abed (escritora, professora e psicopedagoga)
– Maria José Nóbrega (professora, mestra e coordenadora de projetos das Editoras Moderna e Melhoramentos)
– Mauricio Salles Vasconcelos (professor, escritor, diretor de vídeos e coordenador da Oficina de Literatura da USP).
– Roberto Taddei (escritor, mestre em criação literária pela Columbia University, autor de resenhas e críticas para a Folha de São Paulo, entre outros jornais)
– Rodrigo Petronio (escritor, filósofo, editor, colunista da revista Filosofia e colaborador dos jornais Valor Econômico, O Estado de S. Paulo e O Globo).

Além deles, também vão rolar atividades com outros nomes da literatura da Baixada Santista, como Alessandro Atanes, Flávio Viegas Amoreira, Manoel Herzog e Marcelo Ariel.