Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Autoria traz palestras sobre roteiro e jornalismo a Santos

Duas palestras bem legais para quem se interessa pela arte da escrita estão programadas para os próximos dias aqui em Santos.

www.juicysantos.com.br - projeto autoria em santos

José Carvalho, roteirista, e Vitor Hugo Brandalise, jornalista, vêm à cidade dentro do projeto Autoria, que oferece mais de 240 horas de atividades gratuitas de literatura, dramaturgia, publicidade, jornalismo e mídias sociais em forma de oficinas, workshops e outras ações.

Saiba mais e inscreva-se no Autoria

Nesta segunda-feira (22 de maio), José Carvalho ministra O Drama do Roteiro, em que aborda os princípios que norteiam a narrativa dramática no cinema. Estamos falando aqui de um dos maiores nomes da sétima arte no Brasil! E não dá pra perder essa oportunidade de assistir o cara ao vivo, né?

Restam poucas vagas e você pode se inscrever gratuitamente em www.autoriacultural.com.br.

Já no dia 27 de maio, Vitor Hugo Brandalise, vencedor de oito prêmios nacionais e internacionais de reportagem e autor de dois livros, propõe uma reflexão sobre as confluências entre ficção literária e a redação jornalística a partir de acontecimentos reais. A palestra também discutirá a ética e os recursos frequentemente utilizados.

Ambas as palestras rolam no Campus Dom Idílio José Soares da Unisantos, que fica na Avenida Conselheiro Nébias, 300.

Autoria

Mais de 20 atividades e 2 mil vagas gratuitas estão disponíveis entre os meses de maio a agosto na cidade de Santos, dentro do projeto idealizado pela produtora cultural e coaching literário Lu Menezes.

As atividades do Projeto Autoria são destinadas a estudantes, professores, escritores, roteiristas, jornalistas, publicitários e demais interessados no tema, a partir dos 16 anos e sem limite de idade.

José Carvalho

www.juicysantos.com.br - projeto autoria literatura oficinas em santos

Roteirista, mestre em Literatura e Dramaturgia e um dos maiores especialistas em Cinema do Brasil. Com mais de 14 longas-metragens em seu currículo e seus principais créditos são: “O Primeiro Dia”, de Walter Salles e Daniela Thomas (vencedor do prêmio de melhor roteiro original no Grande O Projeto Autoria Prêmio de Cinema Brasil, em 2000); “Castelo Rá-Tim-Bum”, de Cao Hamburguer; “Elvis & Madona”, de Marcelo Laffitte (vencedor de melhor roteiro no Festival do Rio); “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado”, de Joel Zito Araújo; “Xica da Silva”, direção de Walter Avancini; “Sai de Baixo”, direção de Denis Carvalho; “Carga Pesada”, direção de Roberto Naar; e recentemente os longa-metragens “Bruna Surfistinha”, de Marcus Baldini (vencedor de melhor roteiro adaptado no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema, em 2012); e “Faroeste Caboclo”, de René Sampaio, produção Bianca De Felippes (vencedor do prêmio de Melhor Roteiro Adaptado do 13º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2014). 

Vitor Hugo Brandalise

www.juicysantos.com.br - autoria

Jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade de La Coruña. Trabalhou como repórter no caderno Aliás e na editoria Metrópole de O Estado de S. Paulo, além de editor da revista internacional GQ. É vencedor de oito prêmios nacionais e internacionais de reportagem, entre eles o Petrobrás de Jornalismo 2013 e o Vladimir Herzog 2016. É autor dos livros “O Último Abraço – Uma História Real Sobre Eutanásia no Brasil” (Record, 2017) e “O Theatro Municipal de São Paulo: Histórias Surpreendentes e Casos Insólitos” (Senac, 2013).