O francês e eu, uma história de amor

Nosso namoro começou quando eu tinha apenas 10 anos. Estudava no Stella Maris, que tinha o francês como uma das disciplinas obrigatórias para os alunos, por conta de uma tradição centenária e também da influência das origens do colégio, as mesmas do paulistano Des Oiseaux.

Conforme ia crescendo, tive outras paixões mais fulminantes: o italiano, idioma de minha mãe e toda a sua família e, claro, o inglês que estava em todas as referências culturais que eu idolatrava: as bandas, os filmes, as séries…

Quando cheguei à faculdade de Jornalismo e comecei a refinar meu repertório, lendo autores franceses nas aulas de Filosofia, Sociologia, Cinema e Comunicação, o amor voltou.

Foi então, em 2001, que resolvi começar a fazer aulas todos os sábados na Aliança Francesa de Santos.

Assim como eu, segundo Maria de Lourdes Beco, diretora da unidade, cerca de 50% dos alunos que se matriculam nos cursos da escola partem nessa jornada em busca de entender melhor a cultura francesa.

www.juicysantos.com.br - aprender francês em santos sp

Ou seja, trata-se de um público apaixonado por tudo o que sai da França. Isso se deve à diversidade e altíssima qualidade da produção cultural daquele país, como filmes, gastronomia, literatura e música.

Existem, ainda, os alunos que estão em busca de uma formação mais voltada à vida profissional – hoje, de acordo com um estudo da Aliança Francesa, mais de 600 empresas instaladas no Brasil utilizam internamente o francês. Além disso, muita gente sonha em estudar fora, na França ou no Canadá.

O novo site da Aliança Francesa Santos entra no ar no dia 30 de abril, quando a escola completa 72 anos de atividades.

“O francês continua sendo um enorme diferencial na vida profissional e pessoal”, explica Maria de Lourdes.

Oui, je parle!

Eu, como aluna, nunca imaginaria o impacto que aprender francês teria na minha vida.

Quis o destino que parte da minha família, alguns anos mais tarde, se mudasse para a França. Há 10 anos, meu irmão passou a morar no país e minhas visitas se tornaram cada vez mais frequentes.

www.juicysantos.com.br - irmãos saad em parisEm 2009, com meu irmão: a primeira vez em Paris a gente nunca esquece

Chegando lá, consegui comprovar o impacto de todo o aprendizado incrível que fiz na Aliança Francesa: desde a primeira viagem, consigo não só compreeder a rotina e as particularidades do local, como também me comunicar de forma super clara em francês.

Isso gera algumas situações curiosas, como me pedirem informações em francês como se eu fosse nativa ou, no caso de uma funcionária da Apple em Strasbourg, perguntar de que parte da França eu vinha! É bem frequente, quando estou por lá, que as pessoas elogiem meu conhecimento e facilidade de falar a língua.

Pra mim, isso se deve muito à missão incansável da minha escola em não focar só no ensino do idioma, mas sim da cultura francesa e francófona.

www.juicysantos.com.br - bretanha de bicicletaNa linda Île de Brehat (Bretanha), em que não entram carros – só andando de bike ou a pé

Atualmente, mais do que nunca, a escola acompanhou a evolução do ensino e usa ferramentas tecnológicas bem legais pra ajudar nessa imersão, como é o caso da Culturethèque, uma plataforma digital exclusiva para alunos e sócios da Midiateca da AF (você também pode ser um!) para fazer pesquisas, com filmes, ebooks, vídeos, HQs, artigos, revistas e muitas outras fontes.

Leia também
5 passeios incríveis pra conhecer as belezas da Normandia
Chez Marc: uma boulangerie francesa em Santos

Aliança Francesa em Santos

Desde 1945, a instituição funciona não apenas como uma escola, mas também como uma casa de cultura que representa a França em Santos. Por lá, é comum encontrar expatriados franceses em eventos, que se reaproximam de suas raízes na casa da Rua Rio Grande do Norte.

Acompanhe a Aliança Francesa Santos no Facebook

Se você quer fazer um curso de francês em Santos – intensivo e direto ao ponto – ainda dá tempo. Até dia 24 de abril, estão abertas as inscrições para o Semi Intensivo do primeiro módulo (nível A1, introdutório). Você faz a primeira etapa em 2 meses e aprende como se apresentar, pedir informações e interagir, entre outras habilidades. As aulas acontecem até junho, às segundas e quartas-feiras, das 19 às 21h30.

www.juicysantos.com.br - caen

A Aliança Francesa oferece também outros formatos, entre eles o Destination France, ou francês para viagem individual ou em grupo, com carga horária de 12 horas e um preparo específico pra quem vai embarcar para o país, e o curso Ados, para adolescentes a partir de 11 anos.

A entidade também é responsável por trazer a Santos ações culturais incríveis, como o Festival Varilux de Cinema Francês, realizado em parceria com o Cinespaço Miramar. A edição de 2017 já tem data marcada: acontece de 7 a 21 de junho, com 16 filmes inéditos da recente cinematografia francesa.

A Aliança Francesa em Santos fica na Rua Rio Grande do Norte, 98, Pompeia. Tel: (13) 3237-2403.

*este conteúdo é um publieditorial