Texto porJuicy Santos
Santos

19 atividades culturais gratuitas no LabxS

O LABxS – Lab Santista é um dos espaços mais democráticos em Santos. A partilha de conhecimento e a troca de experiências norteia todas as atividades.

E o nós adoramos mostrar aqui os cursos, rodas de conversa, debates e oficinas que rolam por lá.

Sempre tem coisa muito legal pra aprender – e gente incrível pra conhecer.

Então se liga na agenda de outubro de atividades do LABxS. Tem programação, discussão sobre feminismo em Inglês, plantas e muito mais.

O que vai rolar no Lab Santista em outubro

Jam de Improviso – #atividadeautogestionada – Todas as segundas-feira, 19h, na sede do LABxS

O que são as JAMS: São ambientes para a experimentação de diferentes possibilidades de dança, de escuta atenta, de exercício das técnicas, de observação e cuidado, de ousadia e diversão; JAM é um conjunto que acontece a partir das contribuições singulares de cada participante e das múltiplas interações possíveis. É um espaço de prática e experimentação do movimento e dança de improvisação, livre para cada um participar e contribuir, assistindo, dançando, explorando, pesquisando, tocando, desenhando, contemplando, vivendo junto.

Atêlie aberto Blablabla – Val Souza – #residenciaslabxs – terça feira, 30/10, das 14h às 18h, na sede do LABxS

A artista Val Souza recebe interessados nas suas pesquisas para conversas e diálogos.

www.juicysantos.com.br - labxs santos

Noite do Arduino com Pizza – #gtculturahacker/ Santos Hacker Clube – 25/10, 20 horas, na sede do LABxS

A Noite Arduino com Pizza são organizadas pelo Santos Hacker Clube. Tem como objetivo de discutir, aprender e desenvolver projetos com Arduino – placas de hardware livre de baixo custo e fácil programação.

Na ocasião, o grupo vende cerveja, refrigerante e pizza para arrecadar fundos para seus projetos (preços entre R$ 5 e R$ 10).

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador e uma linguagem de programação padrão. A meta é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por principiantes e profissionais. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e ferramentas mais complicadas de desenvolvimento de protótipos.

www.juicysantos.com.br - lab santista

Conversação na língua inglesa e feminismo: roda de conversa sobre o documentário Nanette – #atividadeautogestionada – sábado 13/10, às 15h, na sede do LABxS

Imersão na língua inglesa: o tempo todo falamos inglês. Iremos assistir ao documentário Nanette, com a comediante australiana Hannah Gadsby, que traz em sua fala assuntos como gordofobia, LGBTfobia e feminismo.

O documentário será todo em inglês, sem legendas, assim como as discussões serão sem tradução. Oportunidade para exercitar, se você já fala inglês; oportunidade para aprender ouvindo – mesmo que fique meio perdida, faz parte – se você é iniciante na língua.

Ensaio aberto com Val Souza – #residenciaslabxs – segunda-feira, 15/10, 18h, na sede do LABxS

No show, a artista convoca textos e experiências femininas negras atuando como uma IJ (ideias jocker) e mixa discursos produzidos por mulheres negras criando uma atmosfera que lembra as homílias religiosas .

Pop Rua Medicinal – #gtcuidados – terça-feira, 16/10, 14h30, na sede do LABxS

No dia 16/10, terça, das 14h30 às 17h30, haverá a apresentação do projeto Pop Rua Medicinal. Na ocasião, será realizada uma oficina para criação de jardim medicinal aos interessados e apresentação das 20 espécies de plantas medicinais que serão cultivadas no jardim do LABxS.

O grupo também vai apresentar a utilização e propriedades das plantas, compartilhando receitas caseiras com plantas medicinais, como xaropes, unguento, pomadas, chás e higiene pessoal.

Por fim, oficina de tsuru (dobraduras japonesas) e degustação de chás medicinais.

Quadril Soltinho – #residenciaslabxs –  Val Souza – quarta-feira, 17/10, 18h

A performer Val Souza vai compartilhar o seu processo criativo de sua pesquisa sobre ritmos e danças da diáspora  que aborda movimentos de quadril e queda do quadril até o chão – movimentos populares nas danças periféricas do sul global.

O Cuidado que Transforma – Experiências e reflexões sobre o cuidado e autocuidado #gtcuidados – quinta-feira, 18/10, 18h30

Movidos pela indagação “quem cuida de quem cuida?”, um grupo de trabalho foi criado para promover práticas e ações de saúde e refletir sobre o cuidado compartilhado e, ao mesmo tempo, autônomo. O foco está nos ativistas e criadores, pessoas que costumam se dedicar a lutar pela melhoria de vida de todas e todos, muitas vezes ao custo de não se cuidarem ou não serem cuidadas.

O GT de Cuidados irá realizar encontros, discussões, elaboração de conteúdos, atendimentos e atividades, ao longo de três meses, período no qual pretende articular uma rede de cuidados conectando os que precisam àqueles que podem doar seu tempo e trabalho.

Oficinas de teatro At@r Narrador@ – #acolaboradora – sextas-feiras, 19 e 26/10, na sede do LABxS

Oficina aberta com jogos teatrais, contação de histórias, construção de máscaras, criação de cenas, exercícios de voz e canto de forma lúdica e musical.

Atividade é facilitada por Marilda Carvalho, artista d’A Colaboradora.

Cinzas: O Olhar Fênix – Nemecio Guerrero – #residenciaslabxs – sexta-feira, 19/10, 19h, na sede do LABxS

O artista do movimento Nemecio Guerrero (COL) vai apresentar parte do seu trabalho desenvolvido em sua residência no LABxS.

Nemecio é artista do movimento, educador, gestor cultural e diretor da companhia de danças afrocolombianas, Permanencias. Seu trabalho como artista tem sido caracterizado pela busca constante de suas raízes afro-colombianas, por sua dignidade, visibilidade e posicionamento no contexto contemporâneo, trabalho que o levou a aprofundar e refinar todos os aspectos ancestrais da cultura e da dança do dos litorais caribenhos e a recriação de sua própria linguagem criativa e formativa.

Can You See It ?! + #DEIXAAPIRIGUETEFALAR – Performance e bate-papo com Val Souza – #residenciaslabxs -sábado, 20/10, performance,  17h, bate-papo, 19h

No solo “Can You See It?”, a artista paulistana Val Souza desenvolve as potencialidades periféricas, que são acompanhadas por uma trilha sonora fundamentada no funk e no pagode baiano, populares principalmente nas extremidades das periferias das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Assim, o público é convidado a participar dessa imersão sonora, imagética, sensorial e gustativa.

#DEIXAAPIRIGUETEFALAR é uma conversa entre a artista Val Souza e a pesquisadora Cintia Cruz para debater a questão das existências de mulheres negras.

Murundo de Coco #gtpermacultura/ Projeto GerminAção – sábado, 20/10, 14h, na sede do LABxS

Oficina de permacultura para criação de um Murundo de Coco com o #gtpermacultura/ Projeto GerminAção. Murundu é uma técnica de plantio de baixo custo e manutenção que reaproveita matéria local para subir canteiros autônomos que produzem alimentos.

www.juicysantosc.om.br - cursos no labs

Fotografia Mobile – #acolaboradora – Sábados 20 e 27/10, 14h, na sede do LABxS

A vivência de fotografia mobile tem como objetivo ensinar a utilizar os apps de fotografia de acordo com cada aparelho e conhecer melhor sua câmera, desenvolvendo o “olhar fotográfico”.

As aulas terão uma breve introdução aos usos do celular para redes sociais (instagram, facebook, etc) e aplicativos de edição. Após as aulas, será feita uma saída fotográfica pelas imediações para vivência in loco. Atividade para mulheres a partir de 18 anos.

Mama Nenem – Performance com Val Souza – #residenciaslabxs – domingo, 21/10, 14h, na sede do LABxS

Mama Nenê faz parte da série de performances: doces ou travessuras _ trick or treat da artista Val Souza. Nesta série, Val fricciona questões de gênero e raça, ao mesmo tempo põe em debate o uso de expressões cotidianas popularmente conhecidas Em mama nenê, Val retoma a figura das amas de leite e seus significados envolvidos, possibilitando uma crítica contemporânea sobre esse signo que permeia o imaginário social.

Lab Performance Mercado Negro – Val Souza #residenciaslabxs – três encontros, 22, 24 e 26/10, 16h, na sede do LABxS

Mercado Negro é resultado da necessidade de comunicar e apresentar as produções estéticas artísticas realizadas por corpos de negros e da experimentação das poéticas-políticas, presentificadas nesses coros a partir das experiências, histórias, lembranças e fatos pessoais.

A ideia é convocar os artistas para construir uma performance coletiva para o dia 31/10.

Oficina Introdução à Fotografia – #gtexav (experimentação audiovisual) – terça e quinta-feira, 23 e 25/10, 14h, na sede do LABxS

O GT Experimentação Audiovisual apresenta a Oficina Introdução à Fotografia, facilitada por Marcela Mattos. A ideia é apresentar os conceitos básicos da fotografia e realizar uma saída fotográfica coletiva.

O grupo de trabalho também utiliza as oficinas para formar um coletivo para produzir conteúdo audiovisual coletivamente.

Gestão do Medo e Estranhamento na Cidade #hubxs – terça-feira, 23/10, 19h, na sede do LABxS

Durante a atividade, o GT de Território #HUBxS vai debater como a organização da cidade produz medo, em seus grandes condomínios, muros, cercamento e vigilância.

Até que ponto esse projeto de cidade é sintoma ou causa da violência e estranhamentos cotidianos?

Como o medo pode alimentar outras indústrias e outras violências? Por quê o única solução apontada para o fim da violência são armas, militarização e projetos de segurança de privada? Vamos debater outras soluções para a cidade.

Cabaré (in) Comum – #acolaboradora – sábado, 27/10, 17h, na sede do LABxS

O Cabaré é um show de variedades circenses que vai acontecer no dia 27/10, a partir das 17h, na sede do LAbxS. O evento é um dos projetos de Ewald Cordeiro n’A Colaboradora.

Artistas d’A Colaboradora e outrxs convidadxs trarão ao público muito encantamento em forma de mágica, malabares, acrobacias, palhaçaria e outras intervenções. Um dos objetivo deste evento é fomentar e democratizar o acesso ao circo na Baixada Santista.

O nosso intuito é criar um evento gratuito e mensal na região da Bacia do Mercado (Santos-SP), com a participação de artistas da Baixada Santista, sem excluir nossos amigos circenses de outras partes do planeta.

A entrada é gratuita, mas será passado o chapéu como é tradição no circo de rua. Como também teremos alguns comes e bebes que serão vendidos durante o evento, aconselhamos que tragam dinheiro trocado!

Todo o valor arrecadado será utilizado para compra de materiais (iluminação, som, infraestrutura etc) para garantir que o projeto se mantenha sustentável e gratuito.

Performance final – Val Souza – #residenciaslabxs – quarta-feira, 31/10, 18h, na sede do LABxS

Apresentação final da performer Val Souza, artista residente do Programa Residências LABxS