06/10/2017 Por Renato Melo Bares de Santos, Onde comer

Santos ganha 3 novas cervejas artesanais neste final de semana

Depois do estrondoso sucesso das cervejarias santistas Everbrew e Infected, a cidade ganha mais um nome que sai das panelas caseiras para as fábricas: Rodrigo “Bicudo” Ramos, da Bicudo Brewing.

Nesta sexta-feira (6 de outubro), ele faz um lançamento simultâneo exclusivo na Baixada Santista com seus dois rótulos: 4Hops Life e 4Hops All. Já no sábado (7 de outubro), é a vez da Everbrew lançar seu novo rótulo: Balance, uma NE APA.

Bicudo Brewing

Rodrigo Bicudo já é nome conhecido na região.

Destaque em eventos na Pizzaria 7ª Avenida, Mucha Breja e na Oktocerva, o cervejeiro caseiro foi até Atibaia, interior de São Paulo, para produzir duas receitas de sua autoria.

Como a cidade de Santos não possui fábrica, no momento as cervejarias daqui se adequam ao formato “cigano”, ou seja, sua sede administrativa fica em Santos, porém são livres para levarem suas receitas a qualquer local do Brasil para produção.

bicudo1

A 4Hops All é uma India Pale Lager, com 6% de ABV e 40 IBU e leva os lúpulos Centennial e Citra, mais o processo de Dry Hop, em que uma quantidade de lúpulos é colocada no método de infusão para aromatizar a cerveja. O estilo nasceu da receita de uma India Pale Ale que recebe a levedura de lager no lugar.

Já a 4Hops Life é uma India Pale Ale mais alcoólica (6,5% ABV) e amarga (60 IBU). Os lúpulos utilizados foram Simcoe, Citra, Cascade e Amarillo e também recebe o Dry Hop.

O lançamento será simultâneo nas duas unidades do Mucha Breja, no quiosque Breja’s Store do Shopping Blue Office e a loja Mestre Cervejeiro.com, na Rua Azevedo Sodré.

Nova cerveja da Everbrew

everbrew-ne-apa

Sábado é a vez da Everbrew apresentar seu novo rótulo em chopp e lata: Balance.

Com as altas temperaturas se aproximando, os cervejeiros Renê e Célio criaram uma receita mais leve de New England, uma American Pale Ale de 5,2% e 30 IBU. O seu corpo é bem leve, para ser refrescante para o calor, porém conta com toda a intensidade de uma NE, estilo que prioriza o lúpulo no final da fervura em uma maior quantidade, transformando a cerveja em um verdadeiro suco de lúpulo.

Lançamento em breve…

infected-wild-beast

O Juicy Santos já apresenta qual será a próxima novidade da Infected, Wild Beast.

O cervejeiro João Paulo “JP” Nascimento foi atrás do lúpulo selvagem americano HBC-472 para elaborar a primeira receita no Brasil a trabalhar com ele.

Para deixar ainda mais selvagem, as leveduras também terão este perfil. O resultado? Um delicioso aroma e sabor de frutas amarelas e um fascinante e indescritível perfil de bourbon e coco. A previsão de envase é dia 17 de outubro e com estreia em data ainda não divulgada.

Fique de olho na nossa coluna às sextas-feiras que vamos contar tudo sobre o lançamento em breve.