Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Noite do Fado completa 2 anos de sucesso

Dentre os diversos povos que colonizaram o Brasil, foram os portugueses que tiveram a maior influência na nossa cultura. Além do idioma e dos diversos sobrenomes, temos a mesma religião e vários pratos da culinária foram adaptados ao nosso paladar.

Aqui em Santos, as origens se mostram ainda mais fortes, por conta do porto onde os imigrantes tinham o primeiro contato com o novo país.

A ligação é tão grande que um projeto que deveria ter durado apenas um sábado está completando dois anos nesse fim de semana: a noite do Fado do Tasca no Porto!

Fado-com-a-PLTurismoImagem: PlTurismo

Na nossa agenda semanal, o último fim de semana sempre tem a festa como destaque.

Fadistas de renome, como Ciça Marinho, Adélia Pedrosa, Maria de Lourdes, Conceição de Freitas, Antônio Carlos Brites, Thiago Felipe, Alexandre Prates, Vinícius Rocha, Eliane Martins, Glória de Lourdes e Marly Gonçalves já cantaram na casa, que fica no Centro Histórico.

Para a edição especial – que acontece neste sábado (30 de abril), a partir das 20 horas -, apresenta-se a banda Filhos da Tradição, que já participou de outras edições do projeto.

Sobre a banda

Fundada em 2003, em Santos, o grupo se apresenta com seus integrantes sempre com um vestuário a caráter, em tons de verde e vermelho ou com algum detalhe português. Faz uma mescla entre o antigo e o atual fado, acompanhado de percussão e acordeom.

Leia também:
Francesinha no Tasca do Porto
Portuguesa Santista, a segundona em muitos corações

A banda é formada por Luciane Ferrão (voz), Toninho (acordeom e concertina), Fernando Macarrão (contrabaixo, violão sete cordas e voz), Matheus Ferrão (violão, ukulele e voz) e Nathália Ferrão (percussão e voz).

O Tasca do Porto fica na fica na rua XV de Novembro, 112, Centro Histórico. A entrada do evento custa R$ 20 (sem consumação inclusa).

Novidades

Segundo o gerente da casa, Guilherme Brum, a ideia é expandir o projeto para dois sábados por mês, devido ao grande sucesso de público. Para as próximas edições, quem se apresenta é Ciça Marinho, no dia 28 de maio; e Maria de Lourdes e Adélia Pedrosa, no dia 30 de julho.