08/07/2018 Por Victória Silva Onde comer, Para comer e beber

Harmonize as melhores pizzas de Santos com cerveja

Pizza é uma refeição (sim, refeição), que combina com tudo. Vai bem na sexta-feira à noite, com Netflix e edredom.

Mas também combina com fim de rolê com a galera, primeiro encontro e até café da manhã ou almoço com o que sobrou do dia anterior. Em outras palavras: nós não dispensamos uma boa pizza. Por isso, estamos aptos a dizer quais são as melhores pizzas de Santos.

E, como celebramos o Dia da Pizza em 10 de julho, esse assunto não poderia passar batido.

Não vai dizer que você não sabia e não ia pedir uma para comemorar, né?

Dia da Pizza

Uma maravilha dessas merecia uma data pra chamar de sua.

Aqui no Brasil, a comemoração existe desde 1985, quando foi instituída pelo então secretário de turismo de SP Caio Luís de Carvalho. Neste ano, aconteceu um concurso cultural em busca das 10 melhores pizzas de mussarela e margherita. O sucesso do evento levou Carvalho a escolher a data de seu encerramento como o Dia da Pizza.

Melhores pizzas de Santos + cerveja

juicysantos.com.br - as melhores pizzas de SantosImagem: Reprodução

Dito isso, vamos ao que interessa: um guia definitivo para você comer as melhores pizzas de Santos e aproveitar o máximo de seus sabores, harmonizando com a cerveja correta. Nós listamos as nossas favoritas e o diretor da cervejaria Berggren, Lucas Berggren, nos ajudou com as dicas infalíveis de combinações.

Pizza de mussarela da Van Gogh

Esse é um dos sabores mais tradicionais. Neste quesito, a nossa preferida é a da pizzaria Van Gogh.

De acordo com Berggren, o sabor mais pedido pede cervejas leves. Pois elas vão refrescar o paladar, sem contrastar o queijo com a cerveja. Anota aí: cervejas estilo Pilsen costumam ser leves, equilibradas e refrescantes, ideais para esse tipo de pizza.

Pizza quatro queijos Dom Vicente

A pizza de quatro queijos da Dom Vicente é imbatível. E, para deixar o sabor ainda melhor, basta pedir uma cervejas estilo Strong Ale. Afinal, ela possui sabor intenso, maltado e licoroso, além do aroma complexo, corpo denso, amargor acentuado e agradável. O que é ótimo para harmonizar com essa mistura de queijos mais leves e fortes.

Pizza pepperoni da Domino’s

A minha preferida, particularmente, é a pizza de pepperoni. Neste caso, estamos falando de uma das pizzas mais fortes, e nada como contrastar o leve apimentado do pepperoni com uma das receitas das tradicionais cervejas Bock da Alemanha.

Além disso, combinam muito bem com o inverno 😉

Pizza de chocolate com morango Graminha

Na hora da sobremesa, nada fica mais clássico do que a dupla chocolate com morango.

Para quem nunca harmonizou doce com cerveja, essa é uma oportunidade. As notas de torrefação da Stout, por exemplo, complementam o sabor do chocolate com o morango. Geralmente esse estilo de cerveja possui maltes tostados e aroma de caramelo, café e chocolate. Além disso, a cerveja tem espuma densa, é encorpada, seca e cremosa.

Share Button