Vai para o Chile? Não deixe de conhecer o Valle de Colchagua
Só quem ama viajar e não gosta de ficar em filas entende a necessidade de encontrar lugares que fujam das rotas tradicionais: contato com a galera local, experiências incríveis e diferentes do óbvio.
Se você é assim, está em busca de um destino e quer gastar pouco, aqui vai a dica: arrume as malas e vá para o Valle de Colchagua, no Chile.
O primeiro ponto positivo: o peso chileno é mais barato que o real!
A cidade fica a apenas 2 horas de carro de Santiago do Chile e alia muita diversão, em equilíbrio com a natureza. É o destino perfeito para as famílias.
Valle de Colchagua
Imagem: Reprodução/Trilhas e Aventuras
A cidade, localizada na comunidade de Santa Cruz, é conhecida por abrigar as principais vinícolas chilenas e isso por si só já é uma maravilha, né? Mas os turistas encontram muitas outras atrações, como passeios de bicicleta e de teleférico a aldeias indígenas, o observatório astronômico e o espaço chamado ‘Mundo da Criança’ com atividades recreativas.
Tem diversão para os mais velhos e entretenimento para a criançada. Nós listamos alguns dos possíveis programas pela cidade, dá uma olhada e programe-se:
Museu do Colchagua
Esse é um dos lugares que vai fazer você se sentir completamente fora da realidade e te levar um pouco ao passado. O museu ajuda a entender a cultura chilena e da América do Sul, com base no rico acervo de fósseis e esqueletos de animais pré-históricos, carruagens, joias, barcos, materiais religiosos e máquinas agrícolas.
Um dos pavilhões mais visitados é O Grande Resgate, que retrata um pouco do drama vivido pelos 33 mineiros chilenos que sobreviveram dois meses presos nas minas de São José, em 2010. É como voltar no tempo e fazer parte do momento que foi noticiado nos principais meios de comunicação.
Uma dica: cuidado para não se distrair e ficar o dia inteiro no museu.
Vai de bike
Se você ama pedalar pelas ciclovias de Santos, eis uma ótima notícia: você pode alugar uma bicicleta e fazer o mesmo por lá. A ideia aqui é reunir a família para passear pelos vinhedos e respirar ar puro.
A comunidade de Santa Cruz não é muito grande. Por isso, com um pouco de disposição, dá pra passear pelos principais lugares, criar paradinhas incríveis para tomar um café ou comer alguma coisa. A dica é finalizar o passeio na Vinícola Santa Cruz e experimentar o pastel de choclo, um ícone local, que leva milho, carne, manjericão e azeitonas.
Museu do Automóvel
Imagem: Divulgação
Este é um passeio obrigatório para quem é fã de carros antigos. Além do contato com as máquinas, ainda é possível compreender um pouco mais sobre a evolução automotiva relacionada com o desenvolvimento social do Chile. O passeio vai de 1890 a 1980.
Observatório Astronômico Cerro Chamán
Tire uma noite para observar o céu: o espaço dedicado a essa tarefa fica na Vinícola Santa Cruz e a ida até lá e outra atração, já que é necessário ir de teleférico. No topo, o turista encontra réplicas de moradias das três principais etnias do Chile (mapuche, rapa nui e aymara) e um pequeno museu de meteoritos.
Lá você também poderá usar um telescópio para observar as estrelas.
Museu do Artesanato
Esse espaço foi declarado Monumento Nacional na categoria Zona Típica. O Museu do Artesanato do Valle de Colchagua é responsável por abrigar a maior e mais representativa coleção de artesanato chileno. Vale a pena passar por lá, você vai se sentir parte integrante da comunidade, valorizar o ofício dos artesãos e olhar com outros olhos para as lembrancinhas que trouxer para os amigos e receber futuramente de quem viajar.
O acervo é composto por peças artesanais de cerâmica, madeira, arte indígena, entre outras.
Gastronomia chilena
Imagem: Divulgação
Quando der fome, a parada obrigatória é o Restaurante Los Varietales. Com paredes coloridas, decoração típica e sabores da cozinha crioula, o lugar é perfeito para reunir toda a família ao redor da mesa.
O menu, assinado pelo chef Jonathan Elitin, apresenta produtos da região como quinoa Paredones, azeite Lolol, sal Cahuil, queijos Peralillo, vinhos e bebidas do Valle de Colchagua. Ao todo, são 43 especialidades da culinária chilena, distribuídos entre aperitivos, entradas, pratos principais e sobremesas.
Passeios de trekking
Basicamente estamos falando de uma trilha. Os roteiros do Valle de Colchagua são indicados para toda a família, já que são ideais para apreciação da fauna e flora, em uma caminhada pelo campo do Valle de Lolol.
Não é necessário ter preparo físico para encarar essa dica, mas não deixe de levar um agasalho, passar repelente e ter água em mãos, já que o frio e o vento podem apertar durante o inverno chileno e você estará em contato direto com a natureza.
Desgustação de drinks e aperitivos
O bar EL TAMBO é daqueles que você pode levar seu par, sua mãe, os amigos, a família e todo mundo vai ficar impressionado. A decoração apresenta materiais nobres como a lã, o couro e a madeira. O menu traz saladas, pizzas, sanduíches, sobremesas e lanches, além de um bar de vinhos, onde é possível saborear drinks feitos com licores artesanais e ingredientes típicos chilenos.
Hospedagem no Valle de Colchagua
Imagem: Divulgação
Convencido a conhecer a cidade e fazer alguns desses passeios? Uma ótima opção de hospedagem é o Hotel Santa Cruz, que fica em frente à Plaza de Armas, na cidade de Santa Cruz, no Valle do Colchagua.
A hospedagem para 3 dias e 2 noites está a partir de US$401 por pessoa em apartamento duplo e inclui o café da manhã e os ingressos para visita ao Museu do Colchagua, Vinícola Santa Cruz, Museu do Automóvel, tour astronômico, translado vinícola-hotel e acesso às áreas públicas do Inka-Spa.
E para deixar as famílias felizes: o pacote inclui cortesia para duas crianças de até 10 anos no mesmo apartamento de dois adultos.
Para quem pretende visitar outras cidades do Chile e brincar na neve, a dica é aproveitar a parceria do Hotel Santa Cruz com o Valle Nevado e economizar até 15% em hospedagens!