Dicas de viagem para aproveitar Santiago
O Chile é um dos destinos da vez.
O país foi eleito pela Lonely Planet como um dos melhores para visitar em 2018 e a capital Santiago ganhou destaque da National Geographic Travel como imperdível por sua variedade cultural e preservação do patrimônio.
Além de ser tendência, o destino tem muitos atrativos para os brasileiros. São diversos pontos turísticos, bons vinhos, belas paisagens e ainda a chance de ver a neve de pertinho. Tudo isso a poucas horas de vôo, com a proximidade do espanhol e um povo super acostumado a receber os brasileiros.
Animou? Então vem comigo conhecer mais sobre o lugar.
Dicas de viagem para aproveitar Santiago
Hotel em Santiago
Nos hospedamos em um hotel boutique pequeno, charmoso e muito bem localizado. O Casanoble Hotel Boutique está localizado em um casarão restaurado dos anos 30, no final de uma rua sem saída próximo ao Metrô Bellas Artes. São poucos quartos, todos com decoração clean, moderna e acolhedora. Os produtinhos no banheiro são todos orgânicos e o café da manhã é servido em um pátio interno – puro charme. De lá, fizemos grande parte das atrações a pé. O hotel fica a 15 minutos do centro, onde estão a Plaza de Armas e o Mercado Central, e do lado do bairro Lastarria com suas lojinhas e restaurantes.
Passeios em Santiago
A cidade tem muitas atrações que vão de prédios históricos, museus e centros culturais a parques e vinícolas. Se tiver poucos dias, vale a pena priorizar o que mais te atrai e deixar outras atrações para uma nova visita. Motivos para voltar não vão faltar!
No Centro de Santiago, estão a maioria dos pontos turísticos, o que facilita conhecer vários em um mesmo dia. Por lá, você encontra a Plaza de Armas e o Palacio de La Moneda, onde acontece a troca da guarda em dias alternados. É curioso assistir! Há o Centro Cultural La Moneda, que abriga várias exposições e tem entrada gratuita até o meio-dia.
Do Centro, dá pra ir caminhando para Lastarria, um dos bairros mais charmosos de Santiago. A rua principal é a Jose Victorino Lastarria, com seus cafés e restaurantes, onde acontece uma feira de antiguidades e livros nos finais de semana. Nessa rua, também se localiza o Museo de Artes Visuales. Outra atração que vale a visita no bairro é o Centro Cultural Gabriela Mistral, prédio de arquitetura impressionante onde acontecem exposições, espetáculos e atividades culturais.
Outro lugar que me encantou em Santiago foi o Barrio Itália. É uma região deliciosa para passear sem pressa, olhando com calma as inúmeras lojinhas e galerias de design, decoração e produtos artesanais. A mais bacana é a Estacion Italia, um projeto inspirado nas antigas estações de trem. Aproveite para provar o famoso chocolate quente ou os sorvetes de chocolate da Xoco por Ti, que tem um quiosque no local.
Um passeio bem conhecido e que vale a pena é o Sky Costanera, um mirante a 300 metros de altura com vista 360 graus da cidade. Localizado no topo do Shopping Costanera Center, é o mirante mais alto da América Latina. Pegamos o pôr-do-sol lá e a vista da cidade com a Cordilheira dos Andes ao fundo realmente impressiona, apesar de a poluição atrapalhar bastante.
Fizemos também dois passeios bate-volta saindo de Santiago: uma vinícola no Valle de Casablanca e Cajon del Maipo, aos pés da Cordilheira.
Muitos brasileiros visitam a Concha y Toro ou a Undurraga, que ficam mais próximas de Santiago, mas escolhemos a vinícola Casas del Bosque, a cerca de 1 hora da cidade. Fomos por conta própria, pegando um ônibus para Casablanca e depois um táxi, mas há diversas agências que oferecem esse tipo de passeio já com o transporte e degustação incluídos.
Fizemos um tour de bike pela vinícola e um piquenique. Eles oferecem uma cesta pronta com sanduíches, nozes, água e uma garrafa de vinho, uma delícia! Voltando à sede, fizemos o tour que mostra o processo de produção dos vinhos e termina com uma degustação de quatro rótulos.
Para Cajon del Maipo, contratamos o passeio com a agência Turistando Chile. Eles nos buscaram no hotel cedinho e partimos rumo às montanhas. O destino final era o Embalse El Yeso, uma represa que abastece água para Santiago e forma uma belíssima paisagem em contraste com a cordilheira.
O passeio é longo, com paradas para lanche na ida e na volta, e passa por algumas belas paisagens e pontos de interesse durante o trajeto. Chegando no Embalse, é servido vinho e alguns petiscos. A paisagem é muito bonita, mas achei um programa bem turistão. Chegando lá você encontra vários outros grupos de turistas, muitos brasileiros. De qualquer forma, valeu a pena conhecer.
Para finalizar, indico alguns restaurantes em Santiago que mais gostamos.
Em Lastarria, almoçamos no Nolita, que tem boas opções de massas e um flan de doce de leite delicioso. Também gostamos do Marilyn, que tem hambúrgueres e sanduíches a preço único.
No Barrio Italia, a dica é o Bar Italia e o Avila Gourmet, que serve pratos da cozinha chilena e venezuelana em um gostoso pátio ao ar livre. Outra ótima opção para comer: o Patio Bellavista, que reúne vários restaurantes e bares em um espaço bem animado, principalmente à noite.
Se quiser ver mais fotos e dicas da minha viagem pro Chile, me acompanhe também no Instagram: @flaviasc.