Procurando emprego em tempos de pandemia: dicas de como agir
A crise do coronavírus é um fato.
A situação está complicada para pequenos empreendedores e, consecutivamente, para seus funcionários. Muitos, inclusive, perderam o emprego e entraram para a (já enorme) lista de quem está procurando emprego em tempos de pandemia.
Enquanto o número de desemprego aumenta, as vagas diminuem drasticamente.
De acordo com dados do Glassfoor, plataforma de recrutamento, entre os dias 6 e 13 de março, houve uma queda de 1,2% no número de vagas ofertadas no Brasil. Ou seja, o mesmo número de um mês inteiro em apenas uma semana. Diante disso, a dúvida é:
Como conseguir emprego em tempos de pandemia?
Para Fábio Sartori, consultor em Recursos Humanos, antes de mais nada, o candidato precisa cuidar de si mesmo. Ou seja, manter a saúde mental em dia é o primeiro passo na busca de um emprego. Isso porque, de acordo com ele, pensar no problema 24 horas por dia pode deixar o candidato tenso e, assim, atrapalhá-lo numa possível vaga.
“É preciso focar no objetivo e procurar atividades que possam garantir um equilíbrio emocional. Como, por exemplo, exercícios, meditação ou um hobbie que a pessoa tenha”.
As aulas gratuitas de atividades físicas podem ajudar nesse momento. Assim como os e-books que seguem gratuitos para download na Amazon.
Aliás, a segunda dica do profissional vai de encontro com isso: se possível, aprenda algo novo.
Isso vale tanto para a oportunidade de fazer um curso de graça, ler um livro ou simplesmente estar mais conectado. Afinal de contas, se antes o processo seletivo era feito pessoalmente, agora há uma grande chance de acontecer remotamente.
“Veja se a conexão, microfone e iluminação estão ok e treine. Quanto mais o candidato treinar e souber falar sobre si mesmo, melhor ele irá se sair”, explica.
Ainda sobre a internet, Sartori alerta sobre a necessidade de ter cuidado com o que posta nas redes sociais. ao mesmo tempo que indica o uso do LinkedIn. Ali, é possível ampliar a rede de contatos e, por consequência, encontrar possíveis vagas e pessoas que possam te ajudar nesse objetivo.
Onde estão as vagas
Com o comércio fechado, atualmente boa parte das vagas de emprego disponíveis estão em empresas do setor da saúde e também de logística.
Vale a pena pesquisar por oportunidades em hospitais – que não buscam apenas médicos, mas também profissionais para recepção, limpeza e outros setores e em farmácias, por exemplo.
Currículo de qualidade
Para além das dicas compartilhadas por Sartori, todos concordamos que ter um currículo atrativo é essencial nesse momento. Se o seu estiver desatualizado, aproveite o tempo para dar uma repaginada antes do envio. Aqui no Juicy Santos, nós temos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento.
Clique e confira como fazer o seu currículo 🙂
Também aqui no site sempre rolam matérias indicando cursos e treinamentos para fazer online – a maioria deles gratuitos. O que não dá é pra ficar parado!