Cadê a minha tabela da Copa?
A Copa da Rússia começa no próximo dia 14 de junho. Menos de um mês e, não me lembro de um Mundial com um clima tão “chocho”, faltando tão poucos dias.
Ok, querer o clima de 2014, com o evento acontecendo no nosso quintal, seria pedir muito. Mas, mesmo assim, tá tudo morno demais.
Minhas primeiras lembranças de Copa do Mundo são de 1986 (É… O tempo passa!). Tenho até fotos devidamente paramentada de verde e amarelo e flashs embaçados de jogos na memória.
Com o passar dos anos, fui pegando gosto. E, entendi que aquele mês dedicado ao futebol, de quatro em quatro anos, não se resumia em torcer para a Seleção Brasileira.
Era muito mais! Curtir embates entre grandes seleções, aquela maratona de três jogos diários na fase inicial, a emoção do mata-mata. Não à toa, acho que sou uma das poucas pessoas (pelo menos no Brasil) que considera as Copas da França e da Alemanha (1998 e 2006, respectivamente) as melhores que tive a oportunidade de acompanhar, mesmo com a Seleção fracassando. Ah, 2014 nem conta. Foi a Copa das Copas mesmo, sem nenhum ufanismo nessa opinião.
Entendo que a maioria ainda associa Copa apenas ao time brasileiro, e que aquele 7 a 1 ainda é um fantasma em cores vívidas. Mas, mesmo assim, a atmosfera a essas alturas já era para estar mais vibrante.
Afinal de contas, cadê a minha tabela da Copa????
Foto daqui
Mesmo em plena era do “tudo digital”, certas coisas precisam ser palpáveis. Mas mandar imprimir da internet não tem a mesma graça. Os álbuns de figurinhas são o exemplo perfeito disso.
Outro ícone desta época são aquelas tabelinhas com os jogos e o espaço para escrever os resultados, que vários comércios, dos menores aos mais famosos, ofertavam a seus clientes. Tenho algumas guardadas até hoje. Então, dá para imaginar o meu comichão em ainda não ter conseguido nenhuma. Em tempos passados, a esta altura já teria uma coleção delas.
O álbum vem até fazendo sucesso. Não o visto em 2014, mas com alto interesse. Diria que até maior que o próprio Mundial…
Foto: Enjoei
Aquela velha tradição das ruas enfeitadas… Andando por aí até se encontra uma cá e outra acolá, nada comparado ao que já foi um dia. Cadê as bandeiras verde e amarelas? Mesmo nas lojas que vendem produtos sazonais, a exposição de itens da Copa ainda é tímida.
Minha impressão é que essa apatia não tem a ver apenas com futebol ou com um momento não tão brilhante da Seleção Canarinho. Parece mais uma conjuntura.
A vida não anda fácil. Nunca foi, em se tratando de Brasil, mas parece que acusamos a pancada. Não jogamos a toalha, mas provavelmente estejamos nas cordas. O momento se assemelha mais a uma luta de boxe. Talvez por isso nem a paixão nacional nos vem arrancando sorrisos.
Só pra lembrar, essas são as datas dos jogos da Copa do Mundo 2018 pra você já ir programando seu happy hour e a lista de sandubas de países do Mc Donald’s, um clássico das copas…