Horta é atividade terapêutica em policlínica santista – entenda
Desde que a quarentena começou, casas e apartamentos têm se tornado mais verdes.
O motivo é simples: o cultivo das plantas faz bem para a saúde, tanto física quanto mental. Não acredita? Pois então nós temos um novo argumento: a partir de agosto, cuidar de uma horta é atividade terapêutica em policlínica santista.
A primeira horta terapêutica da cidade fica na Policlínica São Jorge/Caneleira. E, de acordo com a divulgação, foi uma sugestão dos próprios pacientes que a equipe abraçou.
Uma horta como atividade terapêutica
Em resumo, a horta será montada em 12 canteiros nos fundos da policlínica. A estrutura deve ser inaugurada nas próximas semanas e terá um espaço para compostagem e minhocário. Além disso, um dos canteiros servirá para a replicação de mudas. Um sistema automatizado também será implementado.
Serão cultivadas apenas plantas de uso medicinal na estrutura. E pode ficar tranquilo, tá? Pois parte do plantio será acessível para cadeirantes e crianças participarem da atividade.
Imagem: Reprodução
Inicialmente, a atividade será aplicada entre os participantes dos programas Hiperdia e Movimente-se com a Música e Dança. Eles terão as seguintes missões:
- Realizar o plantio;
- Fazer a compostagem;
- Levar as plantas para casa.
Como vai funcionar
Já que ainda estamos enfrentando a COVID-19, neste primeiro momento, o plantio vai acontecer com grupos reduzidos. Isso tudo para respeitar o distanciamento necessário.
“Temos usuários que ficaram emocionalmente abalados com a interrupção de nossas atividades em grupo e o isolamento em casa” explica Maria Aparecida de Jesus, chefe da unidade.
Segundo ela, a ideia é que com a horta os participantes também compartilhem o conhecimento e as mudas com suas famílias e vizinhos.
“Não queremos que nos procurem apenas quando estão doentes. Queremos que eles se sintam parte da policlínica”.
A atividade está relacionada ao conceito de Farmácia Viva, instituído pelo Ministério da Saúde em 2010. Um agrônomo e uma naturóloga auxiliam em todo o processo de cultivo da horta. E, inclusive, ajudaram a escolher as plantas.
Uma horta na sua casa
Enquanto a iniciativa está apenas na policlínica São Jorge/Caneleira, você pode fazer a sua própria horta. Dá para começar com R$ 30 (clique aqui e veja como).
E, par a sua sorte, a gente sabe quais plantas serão cultivadas na horta terapêutica.
Entre elas, estão:
- Boldo baiano;
- Capim cidreira;
- Hortelã;
- Orégano;
- Manjericão;
- Alecrim;
- Tomilho;
- Bálsamo.
Embora algumas destas plantas sejam lembradas mais por suas características aromáticas, todas têm propriedades medicinais.