Alfândega de Santos vai abrir museu de produtos pirateados
A cidade vai ganhar um Museu da Alfândega de Santos em novembro com exposição de itens apreendidos no Porto de Santos. A nova atração cultural e educativa se chama Museu de Produtos Contrafeitos.
Localizado na sede da própria alfândega, o espaço tem previsão de abertura para novembro de 2024, marcando o fim da primeira fase das obras de modernização do prédio histórico. A informação é da Receita Federal.
Fotos: divulgação/Receita Federal
O que vai ser o novo museu da Alfândega de Santos, o Museu de Produtos Contrafeitos
A exposição tem origem em uma parceria entre a Receita Federal e o Instituto Brasil-China. E o objetivo principal está em conscientizar a população sobre os perigos da pirataria.
No Museu de Produtos Contrafeitos, os visitantes poderão conhecer de perto uma variedade de produtos apreendidos no Porto de Santos, com ênfase naqueles que representam riscos à saúde e segurança dos consumidores. Ou seja, os famosos “produtos piratas”.
Entre os itens que estarão em exposição, destacam-se peças automotivas falsificadas, eletrônicos adulterados, bolsas, óculos e brinquedos pirateados. A Receita Federal ressalta que a exibição desses produtos visa alertar a comunidade sobre os danos causados pelo comércio ilegal.
Não perca notícias de Santos e região: acompanhe aqui as novidades
Contêiner gigante
Um dos diferenciais do museu será sua abordagem interativa para tratar de um tema complexo.
Parte do ambiente será instalada dentro de um grande contêiner, equipado com telas e jogos, proporcionando uma experiência lúdica para visitantes de todas as idades. O público-alvo inclui estudantes, especialmente de escolas públicas da Baixada Santista e de todo o estado, que terão a oportunidade de aprender sobre cidadania fiscal de forma acessível.
E mais: o Museu da Alfândega de Santos também oferecerá aos visitantes uma visão mais próxima do trabalho realizado pela Receita Federal no controle do comércio exterior, destacando a importância estratégica do Porto de Santos para a economia nacional.
A inauguração do museu representa apenas o início de um projeto maior. A Receita Federal prevê a conclusão total da reforma das instalações da Alfândega para março de 2025, prometendo mais novidades para os moradores e visitantes de Santos e região.
O belo prédio da Alfândega de Santos existe desde 1934 e terá também sua fachada renovada, com entrega em janeiro de 2025. Também faz parte da reformulação a construção de um Centro de Treinamento Aduaneiro no subsolo do edifício.
É mais uma etapa da revitalização do Centro Histórico de Santos que está em curso, com uma transformação drástica do território do bairro que já conta com o Parque Valongo e, em breve, o FAMA Santos.