Sabia que o Papai Noel já chegou em Santos de helicóptero?
Já imaginou o Papai Noel descendo de um helicóptero na faixa de areia na praia do Gonzaga? Nos dias de hoje, isso pode parecer impossível. Mas, durante os anos de 1950 a 1960, o “bom velhinho” aparecia para a população santista desse jeito. Pois é, no passado, o ícone do Natal dava rolê por aqui de um jeito bem moderno.
Papai Noel chegando no Gonzaga pelos ares
Milhares de pessoas se reuniam nas ruas aguardando exclusivamente a chegada do Papai Noel pelo céu. Principalmente a criançada, que se entusiasmava com a figura simbólica que é a cara das festas natalinas e dos sonhos infantis.
E fala a verdade: tem coisa mais emocionante do que ver o Papai Noel assim, tão de pertinho?
Papai Noel é caiçara
Na época, para marcar o Natal dando aquele toque santista, a ação foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Turismo. O órgão adotou em seu calendário a figura do Papai Noel Oficial. O objetivo era reverberar as atrações locais e tornar a cidade mais atrativa para os turistas.
Ao transformar o feriado em algo autêntico, com a cara de Santos, e divertir a população ao mesmo tempo, uma nova tradição surgiu.
O ponto alto da chegada do Papai Noel em Santos era o desembarque pelo ar, assim como a molecada aprendia nas histórias contadas por seus pais e avós.
Pelas imagens, dá pra ver que o Papai Noel praiano era completamente moderno para a época!
Como era a descida do Papai Noel em Santos de helicóptero?
A estreia aconteceu no dia 17 de dezembro de 1961. Às 10 horas, em uma aeronave especial da Força Aérea Brasileira, o Papai Noel santista sobrevoou a orla. E ele veio com um sorriso no rosto e acenando para aqueles que estavam aguardando sua presença.
Em uma área delimitada na areia, a segurança reforçada preveniu algazarras e protegeu o público.
O script do Papai Noel praiano contava com uma participação no desfile pela orla da praia, em cima dos mais variados tipos de carros alegóricos. Além disso, ele recebia pelas mãos do prefeito de Santos a tão sonhada “Chave da Cidade”. Depois dessa cerimônia, os milhares de crianças e adultos estavam liberados e liberadas para pedir presentes, conversar e tirar fotos com o astro do Natal.
A ação da prefeitura foi até 1963. Durante um bom tempo, a figura natalina foi adotada por entidades sociais. No entanto, nos anos 1970, a chegada do Papai Noel em Santos de helicóptero parou em definitivo. Então, o comércio assumiu a contratação do personagem no fim do ano.
Gostou do conteúdo? Já manda para quem ama a magia do Natal!
Você também pode ficar por dentro de mais histórias de Santos clicando aqui.